MODALIDADE

Presencial

DURAÇÃO

05 anos

MENSALIDADE

R$1.299,00 (30% de desconto no 1º ano)

TAXA DE EVENTOS

R$350,00

TITULAÇÃO

Bacharelado

AVALIAÇÔES MEC

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ATOS AUTORIZATIVOS

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Perfil do Egresso

A complexidade socioeconômica contemporânea tem gerado uma demanda crescente por profissionais de Enfermagem que possuam não apenas habilidades técnicas, mas também uma compreensão ampla do contexto em que atuam. Isso requer uma formação robusta, capacitando os bacharéis a compreenderem os fatores que influenciam o processo saúde/doença, além de sua relevância nas diferentes áreas de atuação da enfermagem.

O curso de Enfermagem da FAAMA prepara profissionais altamente qualificados, combinando excelência técnica, rigor científico e sensibilidade social. A formação integra teoria e prática, capacitando os discente a compreenderem os processos de saúde e doença dentro de diferentes contextos epidemiológicos, culturais e sociais.

Com uma abordagem humanizada e fundamentada em princípios éticos e cristãos, o curso habilita enfermeiros para atuar na promoção, prevenção e recuperação da saúde, sempre com compromisso social e de cidadania. Os egressos são preparados para trabalhar em equipes multi e interdisciplinares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, com especial atenção às demandas da região Amazônica.

Por meio de uma formação integral e inovadora, o curso forma profissionais capazes de atuar com responsabilidade, protagonismo e impacto positivo na sociedade, fortalecendo a rede de atenção à saúde e promovendo o bem-estar do indivíduo, da família e da comunidade. Dessa forma, esta proposta de curso enfatiza a importância de incluir em seu processo educativo:

a) Aprender a conhecer: adotando como princípio as diversas formas de leitura do mundo e da realidade que nos cercam, onde o visível e o invisível, o explícito e o implícito, o simbólico e o imagético possuem grande relevância, além da compreensão dos múltiplos saberes;

b) Aprender a fazer: convertendo ações em habilidades e competências essenciais para a convivência em sociedade. É fundamental integrar os conhecimentos adquiridos às experiências cotidianas, ao trabalho e às relações interpessoais;

c) Aprender a conviver: entendendo o outro e reconhecendo as interdependências na realização de objetivos coletivos; preparando-se para resolver conflitos com respeito aos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz;

d) Aprender a ser: buscando o desenvolvimento da personalidade, exercitando a autonomia, o discernimento, a responsabilidade pessoal e profissional, além de práticas éticas, habilidades de comunicação, solidariedade e autodeterminação.

Para o desenvolvimento das competências profissionais adotadas no curso de Enfermagem a ser oferecido pela FAAMA, estas observarão níveis de competências que, segundo Deluiz (1997), norteiam as categorias de capacidades e habilidades gerais, comuns aos egressos de todos os cursos, a saber:

– Técnicas: Domínio de conteúdos essenciais ao desenvolvimento do processo de trabalho, compreensão dos sistemas e redes de relações laborais e uso adequado das informações da área.

– Organizacionais ou metódicas: Capacidade de autoplanejamento, auto-organização, estabelecimento de métodos próprios e gestão do tempo e espaço, garantindo flexibilidade no trabalho.

– Comunicativas: Habilidade para cooperar, trabalhar em equipe e se comunicar de forma eficaz, com ênfase no diálogo, negociação e comunicação interpessoal.

– Sociais: Capacidade de aplicar conhecimentos em diferentes situações profissionais e integrar saberes da vida cotidiana ao ambiente de trabalho.

– Pessoais: Assunção de responsabilidade, iniciativa, criatividade, abertura às mudanças e autoestima, envolvendo a subjetividade do profissional na organização do trabalho.

– Serviço: Compreensão e reflexão sobre os impactos dos atos profissionais nos serviços e na clientela.

– Sociopolíticas: Consciência sobre a qualidade e implicações éticas do trabalho, autonomia de ação e compromisso social.

A sistematização desses níveis visa respeitar os diferentes aportes disciplinares do ensino superior, direcionando a formação para o desenvolvimento de competências. Cabe ao professor, conforme Perrenoud et al. (2002, p. 154), “semear desejos, estimular projetos, consolidar uma arquitetura de valores que os sustentem e, sobretudo, fazer com que os estudantes saibam articular seus projetos pessoais com os da coletividade na qual se inserem, sabendo pedir junto com os outros, sendo, portanto, competentes”. O curso de Enfermagem da FAAMA tem como objetivo formar enfermeiros aptos a desempenhar suas funções assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa, aliando uma visão didático-pedagógica e atendendo às demandas do mercado de trabalho. Os egressos estarão preparados para atuar de maneira integrada ao contexto local, regional e global. Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei nº 7.498/86 sobre o exercício profissional da enfermagem e as diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Enfermagem, o profissional formado pela FAAMA deverá demonstrar competências para:

1-) Atuar em diferentes cenários da prática profissional, considerando os modelos clínico e epidemiológico;

2-) Identificar necessidades individuais e coletivas de saúde, seus condicionantes e determinantes;

3-) Intervir no processo saúde/doença, assegurando a qualidade da assistência nos diferentes níveis de atenção;

4-) Prestar cuidados de enfermagem adequados às diversas demandas individuais, familiares e comunitárias;

5-) Adaptar a prática profissional às diferentes necessidades dos usuários e integrar a enfermagem a equipes multiprofissionais;

6-) Gerenciar processos de trabalho em enfermagem com princípios éticos e resolutividade;

7-) Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde para distintos grupos sociais;

8 -) Desenvolver, participar e aplicar pesquisas para qualificação da prática profissional;

9-) Respeitar códigos éticos, valores políticos e normas da profissão;

10-) Contribuir para a melhoria das dinâmicas institucionais e atuar como agente transformador;

11-) Utilizar ferramentas que garantam a qualidade do cuidado em enfermagem;

12-) Participar ativamente de estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;

13-) Engajar-se nos movimentos sociais da área da saúde.

Com essa abordagem, o curso de Enfermagem da FAAMA busca proporcionar uma formação sólida, humanizada e alinhada às demandas contemporâneas do setor, capacitando profissionais aptos a atuar com competência, responsabilidade e compromisso social.

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Corpo Docente

enfermagem

Zélia de Oliveira Saldanha

Coordenadora do Curso de Enfermagem

 

Zélia de Oliveira Saldanha – Titulação: Doutora http://lattes.cnpq.br/4953618587343659 

Caroline Dantas Brasil Sfair – Titulação: Doutora http://lattes.cnpq.br/4361927379720468 

Dayanne De Nazaré Dos Santos – Titulação: Mestrado http://lattes.cnpq.br/6273905170132079 

Jaime da Silva Nere – Titulação: Mestrado http://lattes.cnpq.br/2906145358958609 

Lara Caroline Moreira Morais da Cruz – Titulação: Mestrado http://lattes.cnpq.br/3345635161419258

Marta Cleonice Cordeiro de Assunção – Titulação: Mestrado http://lattes.cnpq.br/7507379487660449

Michelle Pinheiro Pena – Titulação: Especialista http://lattes.cnpq.br/6235237080598684

Rayanne Branco dos Santos Lima – Titulação: Doutora http://lattes.cnpq.br/9971224525457589

Laboratórios

Os laboratórios didáticos do Curso de Enfermagem da FAAMA são fundamentais para a formação prática dos acadêmicos, proporcionando um ambiente adequado para o aprendizado de habilidades essenciais à profissão. Além das aulas práticas, esses espaços são utilizados para projetos de pesquisa e extensão, garantindo uma abordagem inovadora e aplicada ao ensino da Enfermagem.

O curso dispõe de quatro laboratórios: Bases Morfofuncionais I, II e III, além do Laboratório de Habilidades em Enfermagem. Os laboratórios são amplos, climatizados e equipados com tecnologias atualizadas, incluindo manutenção preventiva e corretiva para assegurar a qualidade das atividades.

Os Laboratórios de Bases Morfofuncionais I e II, com capacidade para 30 alunos cada, seguem as tendências atuais do ensino em saúde, permitindo a exploração dos tecidos e sistemas biológicos por meio de metodologias ativas e tecnologias educacionais. O Laboratório de Bases Morfofuncionais III complementa esse aprendizado com modelos anatômicos detalhados e a mesa anatômica virtual Atrix com Vh Dissector touch, possibilitando um estudo interativo e aprofundado da anatomia humana sem necessidade de material biológico, favorecendo um aprendizado ético e dinâmico.

Já o Laboratório de Habilidades em Enfermagem oferece simulação realística com simuladores de última geração, permitindo que os alunos pratiquem procedimentos de forma segura e supervisionada. Esse ambiente contribui para o desenvolvimento das competências técnicas e profissionais essenciais para a atuação na área, garantindo um ensino alinhado às novas tecnologias e às exigências da prática clínica.

Laboratório de Bases Morfofuncionais I

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas químicas, bioquímicas, físico-químicas, exames de laboratório em geral. Com uma ótima estrutura e com equipamentos de última geração, alguns deles são:

Estufa cultural e bacteriológica
Cabine de segurança biológica classe II
Espectrofotômetro luz visível 325-1000NM
Analisador bioquímico semiautomático
Autoclave de 21 L
Microscópio optico-bioptika
Deionizador básico- 1001-h
Capela de exaustão de gases

Laboratório de Bases Morfofuncionais II

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas histológicas, onde o aluno irá observar, aprender os diversos tipos de tecidos do corpo e identificar esses tecidos em lâmina histológicas já preparadas e também fabricar sua própria lâmina para fazer a observação durante as aulas. O laboratório de Bases Morfofuncionais II dispõe dos seguintes itens:

Microscópio optico-bioptika – 30 unidades
Microscópio optico adp tv -bioptika – 1 unidade
RH-80 Histology-box with 80 pçs – 3 unidades
TV LG 75″ smart – 1 unidade
Cadeia DNA – 1 unidade

Laboratório de Bases Morfofuncionais III

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas anatômicas, onde se aprende sobre cada parte do corpo com auxílio de peças anatômicas, desde o sistema nervoso, estrutura óssea, muscular, etc. O laboratório também conta com a Mesa Atrix, uma TV de última geração toda digital que possui todos os programas sobre estruturas anatômicas para ajudar o aluno a entender melhor as aulas teóricas. O laboratório de Bases Morfofuncionais II dispõe dos seguintes itens:

TV Matrix – 1 unidade
Modelo Pulmão anatômico “Bom” – 1 unidade
Modelo Coluna Vertebral Humana – 1 unidade
Modelo Esqueleto – 1 unidade
Ossos dos membros superior e inferior – 1 unidade
Modelo Cérebro – 1 unidade
Modelo Pélvis Masculina – 1 unidade
Modelo Mão sistema ósseo – 1 unidade

Laboratório de Habilidades em Enfermagem

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas hospitalares, onde o aluno tem a oportunidade de aprender a viver a experiência de um hospital real, com aulas práticas que abrangem desde os primeiros socorros a partos e infartos. Todos esses procedimentos são realizados em bonecos de simulação real, com uma tecnologia super avançada em dois dos bonecos “Ares e Sofia”, a FAAMA trouxe o melhor produto oferecido pelo mercado para o laboratório.
Todo o Laboratório de Habilidadesem Enfermagem dispõem dos seguintes itens:

Macas – 1 unidade
Cadeira de rodas – 1 unidade
Bonecos simulação Ares – 1 unidade
Bonecas de simulação Sofia – 1 unidade
Cadeiras Acompanhantes – 1 unidade

Outras Informações

O curso de Enfermagem da FAAMA possui um perfil distinto de qualquer outro na região norte do país. Com uma matriz curricular moderna e com disciplinas atuais sobre temas que estão em pauta no mercado profissional. Além de possuir um corpo docente altamente qualificado com professores mestres e doutores. Ademais, o curso conta com uma infraestrutura ampla e moderna, com laboratórios altamente equipados com modelos de simulação realística, dentre outros. Mas, sobre tudo, o curso de enfermagem da FAAMA possui uma rede de parcerias com unidades de serviços de saúde e hospitalares com municípios da região metropolitana de Belém, em que nossos alunos realizam práticas e estágios a partir do 2º ano do curso. E, como diferencial, possui a parceria estreita com o Hospital Adventista de Belém, um hospital referência em todo o estado do Pará e região norte do país.