Portal FAAMA
Call Center: 91 3724-9500

MODALIDADE

Presencial

DURAÇÃO

04 anos

MENSALIDADE

R$280,00

TAXA DE EVENTOS

R$290,00

FORMAÇÃO

Licenciatura

AVALIAÇÃO MEC

Nota 05

Descrição

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Adventista da Amazônia – FAAMA tem como ênfase a formação inicial de profissionais em educação para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão de Processos Educativos na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Neste sentido, o curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo a docência, elemento central, a qual constitui a identidade do Projeto Pedagógico do Curso, tendo como base a sua realização e aperfeiçoamento nos diversos processos formativos que ocorrem tanto nos espaços escolares, como nos espaços não escolares.

Para a formação do licenciado em Pedagogia, a organização curricular está estruturada de modo a possibilitar aos acadêmicos o entendimento da docência como sendo a base que fundamenta toda a ação educativa nos espaços escolares e não escolares; o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; o conhecimento da pesquisa e da aplicação da mesma nos processos educacionais; a participação na gestão e na organização dos sistemas de ensino e; a compreensão do papel do educador na participação de projetos educativos em espaços não escolares.

Área de Atuação

O pedagogo gosta de ensinar e tem uma habilidade especial para isso. O cuidado especial com as crianças e com a orientação pelo caminho das letras e da alfabetização é um exemplo. Mas, não é o único. Existem várias outras áreas de atuação do pedagogo fora da escola. Veremos no post de hoje quais são: 

  • Gestão escolar
  • Edição de livros didáticos
  • Organizações Não Governamentais (ONGs)
  • Pedagogia empresarial
  • Pedagogia hospitalar
  • Orientação educacional
  • Supervisão nas escolas
  • Novas tecnologias na educação
  • Psicopedagogia
  • Carreira acadêmica

Fonte: Portal AMPLI 2022

Critérios de Avaliação

AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

O sistema de avaliação do ensino e da aprendizagem será compreendido como parte integrante do processo de formação do futuro profissional de modo a oportunizar aos estudantes o acesso a todos os níveis do saber e o direito à educação. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem comporá um conjunto de procedimentos dentro do processo educativo e deverá refletir, em todos os aspectos, a busca dos objetivos gerais e específicos propostos apoiados no projeto pedagógico institucional e no regimento institucional, que tem como base o fazer qualitativo em educação.

 

NORMAS REGIMENTAIS

  • O aproveitamento acadêmico é aferido através do acompanhamento diagnóstico e contínuo do aluno nas atividades realizadas ao longo do período letivo e dos resultados por ele obtidos nos exercícios acadêmicos e avaliações escritas.
    O docente fará constar no Plano de Ensino os exercícios sob a forma de verificação de aproveitamento, demais trabalhos e atividades que lhe permitirão julgar os resultados, em conformidade com as orientações e normas da FAAMA.
  • As particularidades das avaliações serão fixadas pela Coordenação do Curso dentro dos limites previstos pelos regulamentos da Instituição e da legislação em vigor.
    A avaliação do desempenho acadêmico é feita por disciplina, é parte integrante do processo de ensino e guarda íntima relação com a natureza da disciplina.
  • Haverá em cada período letivo, no mínimo, duas verificações de aproveitamento. A data da primeira verificação de aproveitamento ficará a critério do docente, desde que a mesma esteja definida no plano de ensino. A data da segunda verificação de aproveitamento será fixada pela direção acadêmica ao término de cada semestre, sendo esta divulgada no Calendário Acadêmico.
  • As notas serão graduadas de zero (0) a dez (10) pontos, permitindo-se o fracionamento decimal do inteiro em cinco décimos (0,5).
    A segunda chamada será concedida estritamente para as provas escritas de verificação de aproveitamento, exceto as avaliações semanais e relatórios de leitura, desde que requerida em até três (3) dias úteis da realização destas, uma vez justificada a ausência, com comprovação documentada do motivo alegado.
  • Será aprovado o aluno que obtiver média final semestral igual ou superior a sete (7,0) e frequência mínima obrigatória igual ou superior a setenta e cinco por cento (75%) do total de horas letivas do período.
    O aluno que obtiver nota inferior a sete (7,0) e não inferior a cinco (5,0) na média das verificações de aproveitamento ao final do período letivo, será, obrigatoriamente, submetido a Exame Final, devendo então para aprovação obter média final de aproveitamento não inferior a seis (6,0).
  • A frequência às aulas e demais atividades acadêmicas, permitida apenas aos discentes matriculados, será obrigatória, vedado o abono de faltas.
    A verificação e registro de frequência do discente serão de responsabilidade do docente, e seu controle, da secretaria.
  • O discente convocado para integrar o Conselho de Sentença em Tribunal do Júri, prestar Serviço Militar obrigatório ou Serviço da Justiça Eleitoral (Decreto-Lei n° 715/69), assim como portadores de 27 doenças infectocontagiosas (Decreto-Lei n° 1.044/69) e gestantes (Lei n° 6.0202/75), terão direito a atendimentos especiais na forma da legislação em vigor.
  • O aluno que não tenha alcançado a frequência mínima de setenta e cinco por cento (75%) das aulas e demais atividades programadas, estará reprovado, ainda que alcance resultado satisfatório por nota.
  • Aos alunos que não atingirem os requisitos mínimos de aprovação, cabe efetuar rematrícula na mesma disciplina em semestre posterior, submetendo às mesmas exigências de frequência e de aproveitamento estabelecidas pelo Regimento Interno.

Coordenação do Curso

Regina

REGINA LÚCIA LOURIDO DOS SANTOS
Coordenador do Curso Licenciatura em Pedagogia

Corpo Docente

Adriana Cristina Madalena Prudêncio
Adriana Silva Carvalho da Costa – Especialista (Currículo Lattes)
Débora Batista de Oliveira – Mestre (Currículo Lattes)
Giselly de Oliveira Zahn – Doutorado (Currículo Lattes)
Karla Adriane Corrêa Oliveira – Especialista (Currículo Lattes)
Liliane Cardozo Nascimento – Mestrado (Currículo Lattes)
Lucélia dos Reis Santos Soares – Doutorado (Currículo Lattes)
Regina Lúcia Lourido dos Santos – Mestrado (Currículo Lattes)
Weverton de Paula Castro – Mestrado (Currículo Lattes)
Zultonney Flavio Sampaio Velasco – Mestrado (Currículo Lattes)

Biblioteca

A Biblioteca da FAAMA é um espaço educacional, que promove acesso à informação, cultura e extensão universitária por meio de seus serviços básicos (Atendimento, Orientação à Pesquisa, Serviços de Empréstimo, Reserva, Renovação) dos materiais didáticos dos cursos de graduação (bibliografia básica e complementar) estejam eles em suporte físico ou virtual. Além disso, a Biblioteca também oferece aos alunos, extensão universitária por meio de diversas ações (Projetos, Eventos, Mini Cursos, Oficinas e Workshops) que proporcionam em períodos específicos, certificação e horas complementares.
O espaço físico da biblioteca possui uma área total de 374,00 m² que estão distribuídos em Hall de Entrada, Atendimento ao Público, Salas de Estudo em Grupo e Individual, Salão de Circulação, Área de Acervo, Salas de Trabalho (Processo Técnico e Sala do Bibliotecário), Laboratório de Informática e Depósito de Materiais.

O Acesso à Biblioteca é feito de maneira presencial e virtual. Após o cadastro, o aluno tem direito aos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca. Através do site biblioteca.faama.edu.br ou do APP Sophia Biblioteca, o aluno poderá conectar-se, renovando, reservando e pesquisando materiais da Biblioteca, além de acessar as bases de dados virtuais: EBSCO Host (ATLA Religion e Academic), Pearson e Minha Biblioteca.

A Biblioteca possui hoje, vinte mil itens em acervo físico cadastrados em sistema de automação de Biblioteca e 25 mil itens em acervo virtual somando todas as bases, além de periódicos acadêmicos virtuais em todas as áreas das graduações oferecidas pela FAAMA.

Infra-estrutura

Relatório Descritivo

Atualmente os recursos informáticos estão disponíveis em todos os ambientes, desde as salas de aula até os locais de lazer. Passando pelos diversos laboratórios de aulas práticas e ambientes de interação dos discentes e docentes.
Todas as salas de aulas estão equipadas com TVs de 75 polegadas e/ou projetores para dinamizar e enriquecer as aulas.
É disponibilizado também uma sala com 30 modernos computadores que podem ser utilizados para pesquisas ou aulas ministradas/conduzidas por professores, com possibilidade de controle total dos computadores pelo professor através de seu computador.
A internet é disponibilizada livremente para todos os alunos, professores, funcionários e/ou visitantes sem a necessidade de autenticação, o que torna o acesso mais simples para todos que usam seus dispositivos próprios.

Política de Acessos aos Serviços de Informática

A rede é segmentada a fim de melhorar a fluidez e evitar acessos indevidos a documentos e/ou dados reservados. Nosso firewall é configurado para evitar acessos à páginas com conteúdo inadequado ao ambiente acadêmico ou que representem perigo aos usuários que podem inadvertidamente ter seu dispositivo “contaminado” com malware.
Temos à nossa disposição um sistema de Firewall redundante e também links de internet redundantes com balanceamento de carga para aumentar a performance. Ambos, firewall e links, estão configurados para troca automática em caso de parada de qualquer um deles, o que nos dá característica de “alta disponibilidade” no uso do serviço.

Convênios

Rede Educacional Adventista na União Norte Brasileira – Missão Pará Amapá (MPA);
Rede Educacional Adventista na União Norte Brasileira – Associação Norte do Pará (ANPA);
Prefeitura Municipal de Benevides;
Hospital Adventista de Belém (HAB).

#iguru_soc_icon_wrap_633654fb0163e a{ background: transparent; }#iguru_soc_icon_wrap_633654fb0163e a:hover{ background: transparent; border-color: #003b70; }#iguru_soc_icon_wrap_633654fb0163e a{ color: #acacae; }#iguru_soc_icon_wrap_633654fb0163e a:hover{ color: #ffffff; }