MODALIDADE

Presencial

DURAÇÃO

04 anos

MENSALIDADE

R$640,00 (50% de desconto no 1º ano)

TAXA DE EVENTOS

R$350,00

TITULAÇÃO

Licenciatura

AVALIAÇÔES MEC

Clique aqui

ATOS AUTORIZATIVOS

Clique aqui

Perfil do Egresso

O perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAAMA é compreendido pelas Competências e Habilidades a serem perseguidas durante a formação acadêmica do estudante. Foi pensado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de licenciatura em Pedagogia e os princípios filosóficos da FAAMA.

Para tanto, foram considerados dois aspectos de formação: o pessoal e o profissional.  Quanto ao aspecto de formação pessoal, considerou-se as seguintes dimensões:

  1. a) Física

Competência: Ter ciência do valor de se manter a boa saúde e a qualidade de vida, a partir de conhecimentos fisiológicos, exercícios físicos, boa alimentação e entre outras atitudes coerentes com as leis da saúde bíblico-cristã.

Habilidade: Demonstrar conhecimentos básicos de fisiologia e decidir-se por um estilo de vida saudável.

  1. b) Mental:

Competência: Desenvolver o domínio das operações do pensamento de forma lógica, analítica e criativa.

Habilidades:

-Compreender e analisar conceitos, identificar elementos, comparar, relacionar, selecionar, organizar ideias e sistematizar opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

– Interpretar informações e fatos, refletir e encontrar possibilidades na solução de problemas.

– Aprender a aprender aproveitando todas as oportunidades de somar conhecimento, aprofundar-se, e atualizar-se.

  1. c) Dimensão Social

Competência: Articular adequadamente os conhecimentos da vida cotidiana e do mundo do trabalho, promovendo e facilitando relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, desenvolvendo trabalho pautado no diálogo, nos valores bíblico-cristãos, no exercício da negociação e na comunicação interpessoal.

Habilidades:

-Administrar crises ou conflitos intrapessoal e interpessoal.

– Vivenciar sociabilidade através da compreensão, amizade, adaptabilidade, empatia e boa educação, tanto em situações novas, individuais ou em grupos.

  1. d) Dimensão Espiritual

Competências: Relacionar-se com Deus, reconhecê-lo pessoalmente como Criador e Redentor. Respeitar crenças e valores religiosos.

Habilidades: Vivenciar os princípios do amor ao próximo, da confiança, da esperança, da fé, da fidelidade, da gratidão, da obediência, da piedade e da pureza, e da reverência, por meio do estudo da  bíblia, oração e do exemplo pessoal.

 

Em relação ao aspecto profissional, espera-se do aluno o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades, segundo as dimensões propostas:

  1. a) Dimensão do Ensino

Competência: Ensinar a partir da identificação e adequação de métodos e técnicas que promovam a aprendizagem, estabelecendo relações entre teoria e prática, que provenham de um conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.

Habilidades: – Planejar, organizar, acompanhar e avaliar o trabalho pedagógico de acordo com as diretrizes educacionais, evidenciando consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho, do compromisso social, do exercício da cidadania e dos impactos dos seus atos profissionais.

– Trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo, planejando, coordenando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais em suas múltiplas dimensões.

– Atuar como docente em educação infantil, promovendo a educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças até cinco anos, planejando as práticas educacionais e avaliando as práticas pedagógicas.

– Atuar como docente das séries iniciais do ensino fundamental de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, no ensino dos conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, visando à construção dos saberes.

– Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

  1. b) Dimensão da Gestão

Competências: Participar na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.

Habilidades:

– Gerenciar espaços escolares e não escolares, na promoção da organização e funcionamento dos processos educativos de forma cooperativa.

– Contribuir para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico.

  1. c) Dimensão da Pesquisa

Competência: Desenvolver a produção de conhecimento objetivando compreender os fenômenos socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva.

Habilidades:

– Identificar e analisar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superac?a?o de excluso?es sociais, e?tnico-raciais, econo?micas, culturais, religiosas, poli?ticas e outras.

– Utilizar com propriedade, instrumentos pro?prios para construc?a?o de conhecimentos pedago?gicos e cienti?ficos.

Competências: Compreender a escola a partir do contexto de sua comunidade, estabelecendo relações entre ambas.

Habilidades

– Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula.

– Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, temas e necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo.

  1. d) Dimensão da Extensão

Competência: Compreender a escola a partir do contexto de sua comunidade, estabelecendo relações entre ambas.

Habilidades:

– Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula.

– Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, temas e necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo.

  1. e) Dimensão da ética- cidadania

Competência:

Pautar-se por princípios da ética a partir de uma cosmovisão bíblica.

Habilidades

– Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária, considerando os dispositivos de diferenciação de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, entre outras, combatendo todas as formas de discriminação.

– Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade.

  1. f) Dimensão da análise e pensamento crítico

Competência:

-Analisar de forma individual e coletiva situações complexas, práticas e problemas a partir da inferência e da articulação entre as partes e todo.

Habilidades:

– Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente e de gestão, investigando o contexto educativo e analisando a própria prática profissional e para tal ele deve observar, identificar, reconhecer, comparar, selecionar, fazer correspondências, relacionar, organizar, interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos, a fim de tomar decisões cabíveis.

Pedagogia

Corpo Docente

Zultoney

ZULTONNEY FLAVIO SAMPAIO VELASCO
Coordenador do Curso Licenciatura em Pedagogia

Adriana Cristina Madalena Prudêncio -Especialista (Currículo Lattes)

Adriana Silva Carvalho da Costa – Especialista (Currículo Lattes)

Cenira Gums – Pós-Graduação (Currículo Lattes)

Daniele Cristina Salgado Garcia -Mestrado  (Currículo Lattes)

Ivanete Maria Barroso Moreira -Doutorado (Currículo Lattes)

Karla Adriane Corrêa Oliveira -Doutorado  (Currículo Lattes)

Lara Caroline Moreira Morais Da Cruz -Especialista  (Currículo Lattes)

Regina Lúcia Lourido dos Santos -Especialista (Currículo Lattes)

Zultonney Flavio Sampaio Velasco – Doutorado (Currículo Lattes)

Outras Informações

O curso de Pedagogia da FAAMA, possui reconhecimento do MEC, com nota 5, a nota máxima que distingue qualidade em todos os aspectos oferecidos. Tem em sua proposta pedagógica a finalidade de formar profissionais com excelência acadêmica, trabalha o desenvolvimento de valores necessários para uma prática comprometida com o bem-estar da comunidade, da pátria e com Deus. Nosso acervo bibliográfico atualizado, diversificado e disponível inclusive contanto com acesso a diferentes plataformas virtuais.