MODALIDADE

Presencial

DURAÇÃO

05 anos

MENSALIDADE

R$1.050,00 (30% de desconto no 1º ano)

TAXA DE EVENTOS

R$350,00

TITULAÇÃO

Bacharelado

AVALIAÇÔES MEC

Clique aqui

ATOS AUTORIZATIVOS

Clique aqui

Perfil do Egresso

Os desafios contemporâneos e as demandas sociais exigem da formação em direito um profissional de qualidade, com sólida compreensão técnica e científica do fenômeno jurídico e, ao mesmo tempo, apto a contribuir com o desenvolvimento cultural econômico e social do Brasil, capaz de propiciar ainda a extensão de tais conhecimentos à sociedade. Logo, percebe-se a necessidade de uma identidade dentro de uma pluralidade para o perfil do egresso. Pautado por esta motivação e alinhado ao que prevê Resolução CNE/CES n. 09 de 29 de setembro de 2004, deseja-se por meio do Curso de Bacharelado em Direito da FAAMA contribuir para o desenvolvimento das competências elencadas a seguir.

-Domínio de linguagens: dominar e utilizar linguagens (diferentes letramentos) compatíveis com o exercício profissional para comunicar, avaliar, defender e compartilhar com clareza e precisão informações, ideias, experiências e soluções.

-Liderança, negociação e trabalho em grupo: liderar pessoas e grupos, gerenciar conflitos interpessoais, estabelecer acordos e negociação, adotar atitude cooperativa em equipes de trabalho para o alcance de metas e resultados e para a manutenção de um bom clima organizacional.

-Autocrítica e aprendizado contínuo: demonstrar disposição, autocrítica e compromisso pessoal com o ato de aprender continuamente para lidar com situações previstas e imprevistas.

-Decisão fundamentada: fazer uso do raciocínio lógico, analítico e visão sistêmica para interpretar fenômenos organizacionais, resolver problemas, dar orientações e tomar decisões balizadas pela ética e exercício cuidadoso da cidadania, assumindo as responsabilidades decorrentes das mesmas de modo a prevenir situações que ponham em risco pessoas, materiais e meio ambiente.

-Criação, empreendedorismo e inovação: empreender, criar, implementar e inovar de forma responsável considerando novas oportunidades em cenários diversos e dinâmicos para o desenvolvimento econômico e social sustentável de regiões.

-Autocuidado e alteridade: reconhecer-se, como sujeito na diversidade humana e compreender o impacto desta na vida em sociedade para cuidar da saúde física, emocional e espiritual de si e do outro, por meio da consciência socioambiental.

-Pesquisa: assumir atitude investigativa em espaços jurídicos e não jurídicos, contemplando a diversidade de fenômenos e métodos de pesquisa, 49 tendo em vista o desenvolvimento e/ou transformação da realidade estudada

-Prática Jurídica: atuar em múltiplos espaços jurídicos e não jurídicos, a partir da análise reflexiva entre o ordenamento legal hodierno e a bases antropológicas, filosóficas, históricas e sociológicas, promovendo uma atuação no campo prático.

-Modelagem de sistemas jurídicos: modelar, avaliar e utilizar ferramentas e inovações tecnológicas, para a busca de soluções de problemas e correção de eventuais desvios na prática jurídica.

-Compliance: assessorar a gestão das organizações na aplicação correta da lei por meio do estudo da governança e avaliação de cenários de natureza jurídica, que objetivem a compreensão de um ambiente de compliance.

-Direitos Humanos e Fundamentais: argumentar com base nos direitos humanos e fundamentais, para formular e defender ideias, pontos de vista e decisões jurídicas por meio de discussão que abrange a liberdade religiosa, a laicidade estatal e demais áreas de atuação de um direito que objetiva a construção de uma consciência cidadã.

As competências supracitadas serão ampliadas em articulação com necessidades locais e regionais, em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, tendo em vista a excelência da formação do futuro Bacharel em Direito.

Direito

Corpo Docente

foto- pro. marcelo

MARCELO FRANCA ALVES
Coordenador do Curso Bacharelado em Direito

Anderson de Oliveira Santos- Mestrado (Currículo Lattes)

Karine Moura Pinheiro- Mestrado (Currículo Lattes)

Marcelo Franca Alves- Mestrado (Currículo Lattes)

Naomi Vidal Ferreira- Pós-doutorado (Currículo Lattes)

Outras Informações

O Curso de Direito da Faama possui atividades práticas desde o primeiro semestre, de forma que o aluno tem contato com a realidade social desde as primeiras semanas de aula, favorecendo uma compreensão ampliada dos conteúdos teóricos estudados.