MODALIDADE

Presencial

DURAÇÃO

05 anos

MENSALIDADE

R$1.350,00 (30% de desconto no 1º ano)

TAXA DE EVENTOS

R$350,00

TITULAÇÃO

Bacharelado

AVALIAÇÔES MEC

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ATOS AUTORIZATIVOS

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Perfil do Egresso

As atuais exigências do mundo do trabalho, no qual o trabalhador é responsável pela sua inserção mediante contínua atualização profissional, além de terem determinado o despontar do conceito de competência como um conceito-chave na sociologia do trabalho, trouxeram o modelo das competências para o processo educacional das formações profissionais.

A utilidade prática e imediata dos conhecimentos e habilidades adquiridos e a garantia da empregabilidade dos trabalhadores têm norteado a adoção do modelo das competências conceituadas por Perrenoud et al. (2002, p. 19) como “… aptidão para enfrentar uma família de situações análogas, mobilizando de uma forma correta, rápida, pertinente e criativa, múltiplos recursos cognitivos: saberes, capacidades, microcompetências, informações, valores, atitudes, esquemas de percepção, de avaliação e raciocínio”.

A concepção de competência no contexto da formação profissional e da análise do trabalho, segundo Rey (2002, p. 47-8), está pautada na competência-comportamento “pela necessidade da explicitação dos objetivos pedagógicos, na competência-função pela sua finalidade técnico-social?e na competência-conhecimento pelo poder de geração e de adaptação de ações”.

Assim, surge a necessidade de se estabelecer um sistema de formação profissional dirigido ao desenvolvimento de competências essenciais à garantia da atuação profissional no cenário atual do trabalho. Demo (1997) destaca a importância de que tais competências sejam dirigidas à humanização do conhecimento, a fim de que este possa servir aos fins éticos da história e não descambe em mera instrumentação da competitividade.

Para o desenvolvimento das competências profissionais adotadas no curso de Psicologia a ser oferecido pela FAAMA, estas observarão níveis de competências que, segundo Deluiz (1997), norteiam as categorias de capacidades e habilidades gerais, comuns aos egressos de todos os cursos, a saber:

  1. Técnicas- domínio de conteúdos necessários ao desenvolvimento do processo de trabalho, à compreensão dos sistemas e das redes de relações de trabalho e à obtenção e utilização adequadas das informações da área específica de trabalho.
  2. Organizacionais ou metódicas- capacidade de autoplanejamento, de autoorganização, de estabelecimento de métodos próprios, de gerenciamento de seu tempo e espaço, desenvolvendo a flexibilidade no processo de trabalho.
  3. Comunicativas- capacidade de cooperação, de trabalho e de expressão e comunicação com a sua equipe de trabalho, pautada no diálogo, no exercício da negociação e na comunicação interpessoal.
  4. Sociais- capacidade de utilizar todos os seus conhecimentos nas diversas situações encontradas no mundo do trabalho e de transferir conhecimentos da vida cotidiana para o trabalho e vice-versa.
  5. Pessoais- capacidade de assumir a responsabilidade sobre o trabalho, de tomar a iniciativa, de exercitar a criatividade, de aprender, de ter abertura às mudanças, de desenvolver autoestima, atributos que implicam no envolvimento da subjetividade do indivíduo na organização do trabalho.
  6. Serviço-capacidade de compreender e indagar quanto aos impactos dos seus atos profissionais sobre os serviços e a clientela.
  7. Sociopolíticas -capacidade de refletir sobre a esfera do mundo do trabalho, de ter consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho, de ter autonomia de ação e compromisso social e de desenvolver o exercício da cidadania.

A sistematização dos níveis tem por finalidade o respeito aos numerosos e profundos aportes disciplinares do ensino superior, pensando uma formação profissional dirigida para as competências, sendo tarefa do professor, nos dizeres de Perrenoud et al. (2002, p. 154) ?semear desejos, estimular projetos, consolidar uma arquitetura de valores que os sustentem e, sobretudo, fazer com que os estudantes saibam articular seus projetos pessoais com os da coletividade na qual se inserem, sabendo pedir junto com os outros, sendo, portanto, competentes?.

Assim, em conformidade com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com as diretrizes curriculares para os Cursos de Graduação em Psicologia, o egresso do Curso de Graduação em Psicologia da FAAMA deverá desenvolver as competências conforme a ênfase de curso escolhida em sua trajetória acadêmica. A saber:

Processos de Prevenção e Promoção da Saúde- o egresso deverá ser capaz de reconhecer o ser humano como agente modificador e promovedor de seu próprio bem-estar e ser um educador na formação de hábitos e de atitudes que facilitem a promoção da saúde. Deverá trabalhar na prevenção e tratamento de aspectos psicológicos e ter consciência das reais necessidades e possibilidades do indivíduo e das características do contexto socioambiental. O egresso deverá possuir uma formação interdisciplinar que permita o diálogo com áreas afins do sistema de saúde e o trabalho participativo em equipes multiprofissionais, bem como dominar instrumentos, métodos e técnicas psicológicas que permitam a inter-relação dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais, respondendo a situações concretas e gerais, com condições de liderança e comportamento ético, que se ajuste à dinâmica do processo de uma sociedade em permanente transformação. Para tanto, a ênfase em Psicologia e Saúde pretende desenvolver no aluno as seguintes competências e habilidades:

-Identificar as causas e os sintomas do sofrimento psíquico e físico de indivíduos e grupos, intervindo no sentido de minimizá-los ou solucioná-los;

-Promover a saúde psicossocial e a qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades;

– Utilizar instrumental teórico adequado que possibilite a identificação e o diagnóstico dos problemas de saúde com uma abordagem global dos aspectos bio-psico-sociais;

– Situar o contexto sócio-ambiental em que o sujeito está inserido e onde se expressa seu sofrimento;

– Participar da elaboração, execução e análise de projetos e programas e no desenvolvimento de tecnologias próprias para a saúde, num contexto multiprofissional;

-Participar do planejamento e elaboração de políticas de saúde e programas educativos, atuando em campanhas públicas, situações de crise e epidemias;

– Realizar pesquisas visando a construção e a ampliação dos conhecimentos teóricos e

aplicados, no campo da saúde e da saúde mental.

– Atuar como agente promotor de saúde, em diferentes contextos institucionais, em equipes multiprofissionais, considerando os diversos níveis de atenção à saúde, seus objetivos e modos de atuação.

– Analisar e interpretar indicadores epidemiológicos, para subsidiar a elaboração de planos de trabalho.

– Analisar e avaliar relações entre características e dinâmicas de contexto de trabalho e seu impacto na saúde mental do trabalhador, propondo intervenções que favoreçam a prevenção e a promoção da saúde.

– Realizar psicoterapia com crianças, adolescentes e adultos, utilizando os recursos e técnicas adequados, visando desenvolver a autonomia afetiva e social no enfrentamento de problemas inerentes ao contexto da vida da pessoa.

– Analisar, em instituições de saúde, demandas de usuários propondo plano de intervenção contextualizado, que possibilite a aderência destes usuários aos mesmos.

– Psicologia e Processos Educativos o egresso deverá ser capaz de diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas;

Portanto, a ênfase em Psicologia e Processos Educativos pretende desenvolver no aluno as seguintes competências e habilidades:  ? Atuar junto à educação formal e informal, participando da elaboração de planos referentes ao sistema educacional;

– Colaborar com os educadores, fornecendo-lhes conhecimentos de Psicologia úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis;

–  Desenvolver trabalhos com educadores, pais e alunos, buscando explicitar e superar entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes;

– Elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor/aluno, em situações escolares específicas, visando implementar metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento;

– Atuar em programas do sistema sócio-educativo destinados ao acompanhamento de adolescentes e familiares no cumprimento das medidas sócio-educativas determinadas pelo Poder Judiciário, desenvolvendo ações que previnam a reincidência na prática do ato infracional;

– Atuar em programas de orientação profissional para diferentes faixas etárias, oferecendo desde orientações para a escolha da profissão até acompanhamento para o re-direcionamento profissional;

– Atuar em programas que visem à prevenção da violência e o envolvimento infracional de crianças e jovens, organizando e supervisionando atividades educativas, sociais e recreativas em centros comunitários;

– Participar de programas visando à melhoria do meio ambiente físico e social, dos equipamentos sociais que atendem a comunidade em atividades relacionadas a processos educativos;

– Participar da elaboração de programas que visem à melhoria de relacionamento entre diferentes grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais e culturais;

– Realizar pesquisas visando à construção e ampliação do conhecimento teórico e aplicado, no âmbito da educação.

Psicologia

Corpo Docente

eliezer

ELIEZER FERNANDES GUMS
Coordenador do Curso Bacharelado em Psicologia

Cenira Gums – Pós-Graduação (Currículo Lattes)

Eliezer Fernandes Gums – Doutorado (Currículo Lattes)

Iraceli Cristiani Hubner Zukowski- Especialista (Currículo Lattes)

Jamile Priscila Costa De Almeida – Mestrado (Currículo Lattes)

Karla Adriane Corrêa Oliveira- Doutorado (Currículo Lattes)

Karollane Sapucaia Alves – Mestrado (Currículo Lattes)

Lueny Beserra Gonçalves Reis – Especialista (Currículo Lattes)

Naomi Vidal Ferreira – Pós-Doutorado (Currículo Lattes)

Zultonney Flavio Sampaio Velasco – Doutorado (Currículo Lattes)

Outras Informações

O curso de Psicologia, prima pelos estágios a partir do terceiro semestre, e os estende até ao décimo. Inclusive, a grade é pensada de tal forma que todas as aulas terminem no oitavo semestre, a fim de que os dois últimos semestres sejam dedicados totalmente para estágio. Esse é um dos nossos diferenciais que proporcionará ao estudante a oportunidade de uma formação mais completa e que o fará sair muito bem preparado para ser um excelente profissional.