MODALIDADE

Presencial

DURAÇÃO

05 anos

MENSALIDADE

R$1.299,00 (30% de desconto no 1º ano)

TAXA DE EVENTOS

R$350,00

TITULAÇÃO

Bacharelado

AVALIAÇÔES MEC

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ATOS AUTORIZATIVOS

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Perfil do Egresso

As atuais exigências do mundo do trabalho, no qual o trabalhador é responsável pela sua inserção, mediante contínua atualização profissional, além de terem determinado o despontar do conceito de ?competência? como um conceito-chave na sociologia do trabalho, trouxeram o modelo das competências para o processo educacional das formações profissionais.

A utilidade prática e imediata dos conhecimentos e habilidades adquiridos e a garantia da empregabilidade dos trabalhadores têm norteado a adoção do modelo das competências conceituadas por Perrenoud et al. (2002, p. 19) como ?… aptidão para enfrentar uma família de situações análogas, mobilizando de uma forma correta, rápida, pertinente e criativa, múltiplos recursos cognitivos: saberes, capacidades, microcompetências, informações, valores, atitudes, esquemas de percepção, de avaliação e raciocínio?.

A concepção de competência no contexto da formação profissional e da análise do trabalho, segundo Rey (2002, p. 47-8), está pautada na competência-comportamento ?pela necessidade da explicitação dos objetivos pedagógicos?, na competência-função pela sua ?finalidade técnico-social? e na competência-conhecimento pelo ?poder de geração e de adaptação de ações?.

Assim, surge a necessidade de se estabelecer um sistema de formação profissional dirigido ao desenvolvimento de competências essenciais à garantia da atuação profissional no cenário atual do trabalho. Demo (1997) destaca a importância de que tais competências sejam dirigidas à humanização do conhecimento, a fim de que este ?possa servir aos fins éticos da história e não descambe em mera instrumentação da competitividade?.

Para o desenvolvimento das competências profissionais adotadas no curso de Enfermagem a ser oferecido pela FAAMA, estas observarão níveis de competências que, segundo Deluiz (1997), norteiam as categorias de capacidades e habilidades gerais, comuns aos egressos de todos os cursos, a saber:

  1. Técnicas ? domínio de conteúdos necessários ao desenvolvimento do processo de trabalho, à compreensão dos sistemas e das redes de relações de trabalho e à obtenção e utilização adequadas das informações da área específica de trabalho.
  2. Organizacionais ou metódicas – capacidade de autoplanejamento, de auto-organização, de estabelecimento de métodos próprios, de gerenciamento de seu tempo e espaço, desenvolvendo a flexibilidade no processo de trabalho.
  3. Comunicativas – capacidade de cooperação, de trabalho e de expressão e comunicação com a sua equipe de trabalho, pautada no diálogo, no exercício da negociação e na comunicação interpessoal.
  4. Sociais – capacidade de utilizar todos os seus conhecimentos nas diversas situações encontradas no mundo do trabalho e de transferir conhecimentos da vida cotidiana para o trabalho e vice-versa.
  5. Pessoais – capacidade de assumir a responsabilidade sobre o trabalho, de tomar a iniciativa, de exercitar a criatividade, de aprender, de ter abertura às mudanças, de desenvolver autoestima, atributos que implicam no envolvimento da subjetividade do indivíduo na organização do trabalho.
  6. Serviço – capacidade de compreender e indagar quanto aos impactos dos seus atos profissionais sobre os serviços e a clientela.
  7. Sociopolíticas – capacidade de refletir sobre a esfera do mundo do trabalho, de ter consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho, de ter autonomia de ação e compromisso social e de desenvolver o exercício da cidadania.

A sistematização dos níveis tem por finalidade o respeito aos numerosos e profundos aportes disciplinares do ensino superior, pensando uma formação profissional dirigida para as competências, sendo tarefa do professor, nos dizeres de Perrenoud et al. (2002, p. 154) ?semear desejos, estimular projetos, consolidar uma arquitetura de valores que os sustentem e, sobretudo, fazer com que os estudantes saibam articular seus projetos pessoais com os da coletividade na qual se inserem, sabendo pedir junto com os outros, sendo, portanto, competentes?.

O curso de Enfermagem da FAMAA assumirá como objetivo formar enfermeiros aptos a desempenharem as suas funções assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa, paralelas a uma visão didático-pedagógica, pronto a atender as necessidades atuais do mercado de trabalho, conhecedor da realidade local e regional e estudioso dos temas nacionais e internacionais.

Assim, em conformidade com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com a Lei nº 7.498/86 que dispõe sobre o exercício profissional da enfermagem e com as novas diretrizes curriculares para os Cursos de Graduação em Enfermagem, o egresso do Curso de Graduação em Enfermagem da FAAMA deverá ser capaz de:

– Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;

– Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;

– Intervir no processo de saúde/doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;

– Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;

– Compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários;

– Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais;

– Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de ética/ bioética, com resolutividade em todos os âmbitos de atuação profissional, tanto no nível individual como coletivo;

– Planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;

– Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;

– Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;

– Respeitar o código ético, os valores políticos e os atos normativos da profissão;

– Interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;

– Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência a saúde;

– Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;

– Participar dos movimentos sociais da área de saúde.

Enfermagem

Corpo Docente

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FOTO- PROFa MARTA

ANAQUE DE OLIVEIRA PIRES
Coordenador do Curso Bacharelado em Enfermagem

 

 

 

 

MARTA CLEONICE CORDEIRO DE ASSUNÇÃO
Coordenadora do Curso Bacharelado em Enfermagem

 

Adriana Cristina Madalena Prudêncio -Especialista (Currículo Lattes)

Anaque de Oliveira Pires -Doutorado  (Currículo Lattes)

Dayanne De Nazaré Dos Santos -Mestrado  (Currículo Lattes)

Eliezer Fernandes Gums -Doutorado  (Currículo Lattes)

Jacqueline Lima Dos Santos -Especialista  (Currículo Lattes)

Jaime da Silva Nere -Mestrado  (Currículo Lattes)

Lara Caroline Moreira Morais Da Cruz -Especialista  (Currículo Lattes)

Marta Cleonice Cordeiro de Assunção -Mestrado  (Currículo Lattes)

Naomi Vidal Ferreira -Pós-Doutorado  (Currículo Lattes)

Laboratórios

Os laboratórios didáticos do Curso de Enfermagem da FAAMA são usados para a realização de aulas práticas, bem como para subsidiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. O curso de Enfermagem da FAAMA dispõe dos seguintes laboratórios: Bases Morfofuncionais I, Bases Morfofuncionais II, Bases Morfofuncionais III e o laboratório de Habilidades em Enfermagem. 

Os laboratórios possuem amplo espaço físico, são totalmente climatizados e estão equipados com o necessário para o bom desenvolvimento das atividades relacionadas às aulas práticas e pesquisas a serem desenvolvidas por docentes e discentes do curso. As atualizações são realizadas, quando se fazem necessárias, bem como a manutenção preventiva e corretiva. 

Os Laboratórios de Bases Morfofuncionais I e II estão organizados em dois ambientes independentes, sendo que cada um possui capacidade para 30 alunos. Possuem uma estrutura que atende às novas tendências de educação nos cursos da área da saúde, servindo de local para a aquisição do conhecimento diferenciado das ciências morfológicas, mediante a aplicação de novas metodologias de ensino-aprendizagem, aprimorando a formação básica do acadêmico e permitindo uma visão integrada dos diferentes aspectos celulares e moleculares das ciências da vida. 

O Laboratório de Bases Morfofuncionais III dispõe de modelos anatômicos: esqueletos, modelo muscular masculino e feminino, troncos masculino e feminino, aparelho reprodutor masculino e feminino, membro superior e inferior musculado, coluna vertebral, coração, sistema vascular, etc. Além de todo mobiliário necessário ao funcionamento. Para realização das aulas práticas, além dos modelos anatômicos citados, o laboratório possui a mesa anatômica virtual Atrix com Vh Dissector touch, composta por uma plataforma interativa que fornece ferramentas para potencializar a aprendizagem nas aulas, facilitando o ensino e aprendizagem do corpo humano através do estudo da estrutura anatômica de cada órgão e seu funcionamento, realizar a análise de casos reais com imagens, com vistas ao estudo modular e integrado proposto no arranjo curricular do curso. 

Além disso, os alunos e docentes dispõe do Laboratório de Habilidades em Enfermagem, no qual, podem interagir, aplicando a Simulação Realística, metodologia de ensino ativa e inovadora. São utilizados simuladores de última geração, que permitem a realização de simulação de procedimentos de Enfermagem. Os docentes podem orientar os estudantes durante as práticas, tornando-as mais seguras e efetivas, oportunizando aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para sua futura atuação profissional.

Laboratório de Bases Morfofuncionais I

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas químicas, bioquímicas, físico-químicas, exames de laboratório em geral. Com uma ótima estrutura e com equipamentos de última geração, alguns deles são:

Estufa cultural e bacteriológica
Cabine de segurança biológica classe II
Espectrofotômetro luz visível 325-1000NM
Analisador bioquímico semiautomático
Autoclave de 21 L
Microscópio optico-bioptika
Deionizador básico- 1001-h
Capela de exaustão de gases

Laboratório de Bases Morfofuncionais II

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas histológicas, onde o aluno irá observar, aprender os diversos tipos de tecidos do corpo e identificar esses tecidos em lâmina histológicas já preparadas e também fabricar sua própria lâmina para fazer a observação durante as aulas. O laboratório de Bases Morfofuncionais II dispõe dos seguintes itens:

Microscópio optico-bioptika – 30 unidades
Microscópio optico adp tv -bioptika – 1 unidade
RH-80 Histology-box with 80 pçs – 3 unidades
TV LG 75″ smart – 1 unidade
Cadeia DNA – 1 unidade

Laboratório de Bases Morfofuncionais III

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas anatômicas, onde se aprende sobre cada parte do corpo com auxílio de peças anatômicas, desde o sistema nervoso, estrutura óssea, muscular, etc. O laboratório também conta com a Mesa Atrix, uma TV de última geração toda digital que possui todos os programas sobre estruturas anatômicas para ajudar o aluno a entender melhor as aulas teóricas. O laboratório de Bases Morfofuncionais II dispõe dos seguintes itens:

TV Matrix – 1 unidade
Modelo Pulmão anatômico “Bom” – 1 unidade
Modelo Coluna Vertebral Humana – 1 unidade
Modelo Esqueleto – 1 unidade
Ossos dos membros superior e inferior – 1 unidade
Modelo Cérebro – 1 unidade
Modelo Pélvis Masculina – 1 unidade
Modelo Mão sistema ósseo – 1 unidade

Laboratório de Habilidades em Enfermagem

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas hospitalares, onde o aluno tem a oportunidade de aprender a viver a experiência de um hospital real, com aulas práticas que abrangem desde os primeiros socorros a partos e infartos. Todos esses procedimentos são realizados em bonecos de simulação real, com uma tecnologia super avançada em dois dos bonecos “Ares e Sofia”, a FAAMA trouxe o melhor produto oferecido pelo mercado para o laboratório.
Todo o Laboratório de Habilidadesem Enfermagem dispõem dos seguintes itens:

Macas – 1 unidade
Cadeira de rodas – 1 unidade
Bonecos simulação Ares – 1 unidade
Bonecas de simulação Sofia – 1 unidade
Cadeiras Acompanhantes – 1 unidade

Outras Informações

O curso de Enfermagem da FAAMA possui um perfil distinto de qualquer outro na região norte do país. Com uma matriz curricular moderna e com disciplinas atuais sobre temas que estão em pauta no mercado profissional. Além de possuir um corpo docente altamente qualificado com professores mestres e doutores. Ademais, o curso conta com uma infraestrutura ampla e moderna, com laboratórios altamente equipados com modelos de simulação realística, dentre outros. Mas, sobre tudo, o curso de enfermagem da FAAMA possui uma rede de parcerias com unidades de serviços de saúde e hospitalares com municípios da região metropolitana de Belém, em que nossos alunos realizam práticas e estágios a partir do 2º ano do curso. E, como diferencial, possui a parceria estreita com o Hospital Adventista de Belém, um hospital referência em todo o estado do Pará e região norte do país.