MODALIDADE

Presencial

DURAÇÃO

05 anos

MENSALIDADE

R$1.299,00

TAXA DE EVENTOS

R$350,00

TITULAÇÃO

Bacharelado

AVALIAÇÔES MEC

Clique aqui

ATOS AUTORIZATIVOS

Clique aqui

Perfil do Egresso

A graduação em Enfermagem da Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA) encontrase entre os melhores e mais inovadores cursos do norte do país. Nosso diferencial está na formação de enfermeiros críticos e reflexivos, atrelados no agir humanístico centrado no modelo de Jesus. O modelo pedagógico está estruturado em uma matriz modular atrelado com metodologias ativas, como Problem Based Learning (PBL) e flipped classroom, considerando assim, o discente com um sujeito ativo e protagonista no processo de formação. Desde o início, o curso oferece oportunidades para melhorar a formação profissional: Iniciação científica, monitoria, programa de missão em comunidades ribeirinhas, centro de simulação realística e pratica tutoriada desde o primeiro ano de curso.

Corpo Docente

Anaque

ANAQUE DE OLIVEIRA PIRES
Coordenador do Curso Bacharel em Enfermagem

Maiza Abreu de Oliveira Pires – Especialista (Currículo Lattes)

Anaque de Oliveira Pires -Mestrado (Currículo Lattes)

Débora Batista de Oliveira – Mestrado (Currículo Lattes)

Camila Pâmela Santos de Almeida – Mestrado (Currículo Lattes)

Eládia Vieira Duarte – Mestrado (Currículo Lattes)

Fernanda Cristina Figueira Teixeira – Doutorado (Currículo Lattes)

Jozy Anne Castro – Mestrado (Currículo Lattes)

Liliane Cardozo Nascimento – Especialista (Currículo Lattes)

Weverton de Paula Castro – Mestrado (Currículo Lattes)

Zultonney Flavio Sampaio Velasco – Mestrado (Currículo Lattes)

Marta Cleonice Cordeiro de Assunção – Especialista (Currículo Lattes)

Laboratórios

Os laboratórios didáticos do Curso de Enfermagem da FAAMA são usados para a realização de aulas práticas, bem como para subsidiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. O curso de Enfermagem da FAAMA dispõe dos seguintes laboratórios: Bases Morfofuncionais I, Bases Morfofuncionais II, Bases Morfofuncionais III e o laboratório de Habilidades em Enfermagem. 

Os laboratórios possuem amplo espaço físico, são totalmente climatizados e estão equipados com o necessário para o bom desenvolvimento das atividades relacionadas às aulas práticas e pesquisas a serem desenvolvidas por docentes e discentes do curso. As atualizações são realizadas, quando se fazem necessárias, bem como a manutenção preventiva e corretiva. 

Os Laboratórios de Bases Morfofuncionais I e II estão organizados em dois ambientes independentes, sendo que cada um possui capacidade para 30 alunos. Possuem uma estrutura que atende às novas tendências de educação nos cursos da área da saúde, servindo de local para a aquisição do conhecimento diferenciado das ciências morfológicas, mediante a aplicação de novas metodologias de ensino-aprendizagem, aprimorando a formação básica do acadêmico e permitindo uma visão integrada dos diferentes aspectos celulares e moleculares das ciências da vida. 

O Laboratório de Bases Morfofuncionais III dispõe de modelos anatômicos: esqueletos, modelo muscular masculino e feminino, troncos masculino e feminino, aparelho reprodutor masculino e feminino, membro superior e inferior musculado, coluna vertebral, coração, sistema vascular, etc. Além de todo mobiliário necessário ao funcionamento. Para realização das aulas práticas, além dos modelos anatômicos citados, o laboratório possui a mesa anatômica virtual Atrix com Vh Dissector touch, composta por uma plataforma interativa que fornece ferramentas para potencializar a aprendizagem nas aulas, facilitando o ensino e aprendizagem do corpo humano através do estudo da estrutura anatômica de cada órgão e seu funcionamento, realizar a análise de casos reais com imagens, com vistas ao estudo modular e integrado proposto no arranjo curricular do curso. 

Além disso, os alunos e docentes dispõe do Laboratório de Habilidades em Enfermagem, no qual, podem interagir, aplicando a Simulação Realística, metodologia de ensino ativa e inovadora. São utilizados simuladores de última geração, que permitem a realização de simulação de procedimentos de Enfermagem. Os docentes podem orientar os estudantes durante as práticas, tornando-as mais seguras e efetivas, oportunizando aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para sua futura atuação profissional.

Laboratório de Bases Morfofuncionais I

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas químicas, bioquímicas, físico-químicas, exames de laboratório em geral. Com uma ótima estrutura e com equipamentos de última geração, alguns deles são:

Estufa cultural e bacteriológica
Cabine de segurança biológica classe II
Espectrofotômetro luz visível 325-1000NM
Analisador bioquímico semiautomático
Autoclave de 21 L
Microscópio optico-bioptika
Deionizador básico- 1001-h
Capela de exaustão de gases

Laboratório de Bases Morfofuncionais II

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas histológicas, onde o aluno irá observar, aprender os diversos tipos de tecidos do corpo e identificar esses tecidos em lâmina histológicas já preparadas e também fabricar sua própria lâmina para fazer a observação durante as aulas. O laboratório de Bases Morfofuncionais II dispõe dos seguintes itens:

Microscópio optico-bioptika – 30 unidades
Microscópio optico adp tv -bioptika – 1 unidade
RH-80 Histology-box with 80 pçs – 3 unidades
TV LG 75″ smart – 1 unidade
Cadeia DNA – 1 unidade

Laboratório de Bases Morfofuncionais III

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas anatômicas, onde se aprende sobre cada parte do corpo com auxílio de peças anatômicas, desde o sistema nervoso, estrutura óssea, muscular, etc. O laboratório também conta com a Mesa Atrix, uma TV de última geração toda digital que possui todos os programas sobre estruturas anatômicas para ajudar o aluno a entender melhor as aulas teóricas. O laboratório de Bases Morfofuncionais II dispõe dos seguintes itens:

TV Matrix – 1 unidade
Modelo Pulmão anatômico “Bom” – 1 unidade
Modelo Coluna Vertebral Humana – 1 unidade
Modelo Esqueleto – 1 unidade
Ossos dos membros superior e inferior – 1 unidade
Modelo Cérebro – 1 unidade
Modelo Pélvis Masculina – 1 unidade
Modelo Mão sistema ósseo – 1 unidade

Laboratório de Habilidades em Enfermagem

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas hospitalares, onde o aluno tem a oportunidade de aprender a viver a experiência de um hospital real, com aulas práticas que abrangem desde os primeiros socorros a partos e infartos. Todos esses procedimentos são realizados em bonecos de simulação real, com uma tecnologia super avançada em dois dos bonecos “Ares e Sofia”, a FAAMA trouxe o melhor produto oferecido pelo mercado para o laboratório.
Todo o Laboratório de Habilidadesem Enfermagem dispõem dos seguintes itens:

Macas – 1 unidade
Cadeira de rodas – 1 unidade
Bonecos simulação Ares – 1 unidade
Bonecas de simulação Sofia – 1 unidade
Cadeiras Acompanhantes – 1 unidade

Outras Informações

Rede Educacional Adventista na União Norte Brasileira – Missão Pará Amapá (MPA);
Rede Educacional Adventista na União Norte Brasileira – Associação Norte do Pará (ANPA);
Prefeitura Municipal de Benevides;
Hospital Adventista de Belém (HAB).