Matricule-se Já!

Started on 1 de January de 1970

MODALIDADE

Presencial

DURAÇÃO

05 anos

MENSALIDADE

R$1.350,00

TAXA DE EVENTOS

R$350,00

———-

FORMAÇÃO

Bacharelado

AVALIAÇÃO MEC

Nota 03

DESCRIÇÃO

a FAAMA garante para o curso de Psicologia uma organização didático- pedagógica que possibilite ao aluno o acesso ao melhor conhecimento acadêmico-científico, com uma enfática relação teoria-prática, aplicando procedimentos metodológicos e avaliativos direcionados às situações reais em todos os componentes curriculares, fortalecidos e amparados pela política institucional de integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Nesse sentido, estimula-se que o graduando seja autônomo na busca do seu aprendizado, capaz de analisar criticamente a realidade onde está inserido, levando em consideração os fatores sociais e políticos. Para isso, a atividade de pesquisa é realizada de modo interdisciplinar, com o objetivo de que os estudantes sejam capazes de articular os diferentes conhecimentos adquiridos ao longo do programa de estudo. A atividade de extensão, por sua vez, contribui para que o conhecimento científico seja atrelado à prática, a fim de que a formação do futuro psicólogo seja fundamentada em um arcabouço teórico e metodológico.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O psicólogo é um profissional que atua em diversas áreas, aplicando conhecimentos em psicologia para auxiliar pessoas, grupos e organizações a lidar com questões emocionais, comportamentais e mentais. Algumas das principais áreas de atuação do psicólogo incluem:

Psicologia Clínica 

Psicologia Escolar e Educacional

Psicologia Organizacional e do Trabalho 

Psicologia Social e Comunitária 

Psicologia Hospitalar 

Psicologia Jurídica

Psicologia Esportiva 

Psicologia do Tráfego 

Psicologia da Saúde 

Essas são apenas algumas das muitas áreas de atuação do psicólogo. É importante ressaltar que a psicologia é uma ciência ampla e diversificada, e os profissionais podem se especializar em várias outras subáreas de acordo com seus interesses e objetivos profissionais.

MATRIZ CURRICULAR

Clique aqui e faça o download da Matriz Curricular

METODOLOGIA DE ENSINO

O Curso de Psicologia da FAAMA está planejado com base na vocação institucional, em consonância com as tendências e demandas regionais e nacionais, e as referidas diretrizes nacionais curriculares.

Será conduzido por um Coordenador de Curso que irá gerenciar e coordenar os assuntos pedagógicos. As proposições curriculares serão acompanhadas sistematicamente pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE). Periodicamente, haverá atualização do currículo, considerando, entre outros aspectos, as orientações curriculares nacionais; as avaliações realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA); as contribuições do corpo docente e discente; as tendências do mundo do trabalho e os avanços teóricos da área.

O curso será desenvolvido didaticamente por meio de diversificadas práticas de ensino, vinculadas à realidade do mundo profissional e com incentivo à aprendizagem autonoma. A formulação didática e metodológica contemplará a preservação dos valores éticos e estéticos, aliados aos princípios educativos assumidos institucionalmente.

No que concerne aos materiais didáticos-pedagógicos, os mesmos serão selecionados pelos professores e discutidos com os estudantes, considerando as especificidades dos componentes curriculares, podendo, em situações específicas, serem utilizados materiais produzidos pelos docentes. Também, haverá o fomento e o oferecimento de oportunidades de envolvimento do estudante em monitorias acadêmicas.

No que concerne à politica de ensino, ainda considera-se:

• Atualização periódica dos currículos, considerando entre outros aspectos as orientações curriculares nacionais, as avaliações realizadas pela CPA, as tendências do mundo do trabalho e as contribuições teóricas das áreas da psicologia.

• Oferecimento de oportunidades de envolvimento dos estudantes devidamente matriculados, em programas de mobilidade acadêmica, extensiva a docentes, com instituições nacionais e internacionais.

• Fomento às práticas de ensino intermodulares e inovadoras, de modo a concretizar elementos do currículo como interdisciplinaridade, transversalidade, transdisciplinaridade, replicabilidade e transferibilidade.

• Seleção de unidades de aprendizagem em função do desenvolvimento de competências previstas neste projeto pedagógico de curso.

• Adoção intencional de métodos de ensinagem e técnicas didático-pedagógicas com ênfase no protagonismo discente, com incorporação de artefatos digitais e o olhar inclusivo aos estudantes com necessidades educativas específicas.

24

• Processos de avaliação que incluem instrumentos diversificados, diretamente articulados com as intenções pedagógicas e as unidades de aprendizagem.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Eliezer Fernandes Gums
Coordenador do Curso Bacharelado em Psicologia

CORPO DOCENTE

Ana Flávia Soares Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/3014927971105968
Derson Lopes da Silva Júniorhttp://lattes.cnpq.br/8720538186624695
Eliezer Fernandes Gumshttp://lattes.cnpq.br/0494319618691261
Giselly de Oliveira Zahnhttp://lattes.cnpq.br/6109701575727560
Iraceli Cristiani Hübner Zukowskihttp://lattes.cnpq.br/5269583887773909
Jean Carlos Zukowskihttp://lattes.cnpq.br/1792081501399559
Jamile Priscila Costa de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/9864938373686145
Karla Adriane Corrêa Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0039465035007806
Mérlinton Pastor de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6522454071188331
Nubiorlândia Rabelo Pastor de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5419009602533571
Weverton de Paula Castrohttp://lattes.cnpq.br/5299263220772950
Zultonney Flavio Sampaio Velascohttp://lattes.cnpq.br/0644641113928553

Autorizações

 Autorização – Portaria MEC No – 162, DE 05/06/2020, DOU 08/06/2020

Projeto Pedagógico

 Clique aqui e faça o download do Projeto Pedagógico do Curso