MODALIDADE
Presencial
DURAÇÃO
05 anos
MENSALIDADE
R$1.350,00
TAXA DE EVENTOS
R$350,00
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FORMAÇÃO
Bacharelado
AVALIAÇÃO MEC
Nota 03
DESCRIÇÃO
a FAAMA garante para o curso de Psicologia uma organização didático- pedagógica que possibilite ao aluno o acesso ao melhor conhecimento acadêmico-científico, com uma enfática relação teoria-prática, aplicando procedimentos metodológicos e avaliativos direcionados às situações reais em todos os componentes curriculares, fortalecidos e amparados pela política institucional de integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Nesse sentido, estimula-se que o graduando seja autônomo na busca do seu aprendizado, capaz de analisar criticamente a realidade onde está inserido, levando em consideração os fatores sociais e políticos. Para isso, a atividade de pesquisa é realizada de modo interdisciplinar, com o objetivo de que os estudantes sejam capazes de articular os diferentes conhecimentos adquiridos ao longo do programa de estudo. A atividade de extensão, por sua vez, contribui para que o conhecimento científico seja atrelado à prática, a fim de que a formação do futuro psicólogo seja fundamentada em um arcabouço teórico e metodológico.
ÁREA DE ATUAÇÃO
O psicólogo é um profissional que atua em diversas áreas, aplicando conhecimentos em psicologia para auxiliar pessoas, grupos e organizações a lidar com questões emocionais, comportamentais e mentais. Algumas das principais áreas de atuação do psicólogo incluem:
Psicologia Clínica
Psicologia Escolar e Educacional
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicologia Social e Comunitária
Psicologia Hospitalar
Psicologia Jurídica
Psicologia Esportiva
Psicologia do Tráfego
Psicologia da Saúde
Essas são apenas algumas das muitas áreas de atuação do psicólogo. É importante ressaltar que a psicologia é uma ciência ampla e diversificada, e os profissionais podem se especializar em várias outras subáreas de acordo com seus interesses e objetivos profissionais.
MATRIZ CURRICULAR
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METODOLOGIA DE ENSINO
O Curso de Psicologia da FAAMA está planejado com base na vocação institucional, em consonância com as tendências e demandas regionais e nacionais, e as referidas diretrizes nacionais curriculares.
Será conduzido por um Coordenador de Curso que irá gerenciar e coordenar os assuntos pedagógicos. As proposições curriculares serão acompanhadas sistematicamente pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE). Periodicamente, haverá atualização do currículo, considerando, entre outros aspectos, as orientações curriculares nacionais; as avaliações realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA); as contribuições do corpo docente e discente; as tendências do mundo do trabalho e os avanços teóricos da área.
O curso será desenvolvido didaticamente por meio de diversificadas práticas de ensino, vinculadas à realidade do mundo profissional e com incentivo à aprendizagem autonoma. A formulação didática e metodológica contemplará a preservação dos valores éticos e estéticos, aliados aos princípios educativos assumidos institucionalmente.
No que concerne aos materiais didáticos-pedagógicos, os mesmos serão selecionados pelos professores e discutidos com os estudantes, considerando as especificidades dos componentes curriculares, podendo, em situações específicas, serem utilizados materiais produzidos pelos docentes. Também, haverá o fomento e o oferecimento de oportunidades de envolvimento do estudante em monitorias acadêmicas.
No que concerne à politica de ensino, ainda considera-se:
• Atualização periódica dos currículos, considerando entre outros aspectos as orientações curriculares nacionais, as avaliações realizadas pela CPA, as tendências do mundo do trabalho e as contribuições teóricas das áreas da psicologia.
• Oferecimento de oportunidades de envolvimento dos estudantes devidamente matriculados, em programas de mobilidade acadêmica, extensiva a docentes, com instituições nacionais e internacionais.
• Fomento às práticas de ensino intermodulares e inovadoras, de modo a concretizar elementos do currículo como interdisciplinaridade, transversalidade, transdisciplinaridade, replicabilidade e transferibilidade.
• Seleção de unidades de aprendizagem em função do desenvolvimento de competências previstas neste projeto pedagógico de curso.
• Adoção intencional de métodos de ensinagem e técnicas didático-pedagógicas com ênfase no protagonismo discente, com incorporação de artefatos digitais e o olhar inclusivo aos estudantes com necessidades educativas específicas.
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• Processos de avaliação que incluem instrumentos diversificados, diretamente articulados com as intenções pedagógicas e as unidades de aprendizagem.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Eliezer Fernandes Gums
Coordenador do Curso Bacharelado em Psicologia
CORPO DOCENTE
Ana Flávia Soares Conceição | http://lattes.cnpq.br/3014927971105968 |
Derson Lopes da Silva Júnior | http://lattes.cnpq.br/8720538186624695 |
Eliezer Fernandes Gums | http://lattes.cnpq.br/0494319618691261 |
Giselly de Oliveira Zahn | http://lattes.cnpq.br/6109701575727560 |
Iraceli Cristiani Hübner Zukowski | http://lattes.cnpq.br/5269583887773909 |
Jean Carlos Zukowski | http://lattes.cnpq.br/1792081501399559 |
Jamile Priscila Costa de Almeida | http://lattes.cnpq.br/9864938373686145 |
Karla Adriane Corrêa Oliveira | http://lattes.cnpq.br/0039465035007806 |
Mérlinton Pastor de Oliveira | http://lattes.cnpq.br/6522454071188331 |
Nubiorlândia Rabelo Pastor de Oliveira | http://lattes.cnpq.br/5419009602533571 |
Weverton de Paula Castro | http://lattes.cnpq.br/5299263220772950 |
Zultonney Flavio Sampaio Velasco | http://lattes.cnpq.br/0644641113928553 |
Autorizações
Autorização – Portaria MEC No – 162, DE 05/06/2020, DOU 08/06/2020
Projeto Pedagógico
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