Matricule-se Já!

Started on 1 de January de 1970

MODALIDADE

Presencial

DURAÇÃO

05 anos

MENSALIDADE

R$1.299,00

TAXA DE EVENTOS

R$350,00

FORMAÇÃO

Bacharelado

AVALIAÇÃO MEC

Nota 04

Descrição

A graduação em Enfermagem da Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA) encontra–se entre os melhores e mais inovadores cursos do norte do país. Nosso diferencial está na formação de enfermeiros críticos e reflexivos, atrelados no agir humanístico centrado no modelo de Jesus. O modelo pedagógico está estruturado em uma matriz modular atrelado com metodologias ativas, como Problem Based Learning (PBL) e flipped classroom, considerando assim, o discente com um sujeito ativo e protagonista no processo de formação. Desde o início, o curso oferece oportunidades para melhorar a formação profissional: Iniciação científica, monitoria, programa de missão em comunidades ribeirinhas, centro de simulação realística e pratica tutoriada desde o primeiro ano de curso.

Área de Atuação

O enfermeiro é um profissional que atua de maneira interdisciplinar, com o objetivo de auxiliar na promoção e manutenção da saúde, no bem–estar da população e na prevenção de doenças. O mercado de enfermagem possui vários segmentos, muitos deles em expansão, e que oferece diversas possibilidades. Desse modo.

A profissão é considerada, hoje, uma das mais promissoras e tem ganhado destaque também fora dos hospitais e outros estabelecimentos de saúde, com profissionais abrindo seus próprios negócios, especializados em assistência ao parto, cuidados geriátricos, vacinas, entre outras áreas. No último ano, o Conselho Federal de Enfermagem apresentou a regulamentação para funcionamento de consultórios e clínicas

Confira abaixo algumas áreas de atuação do enfermeiro: 

  • Enfermagem estética: auxiliando em procedimentos faciais e corporais;
  • Enfermagem forense: ajuda na investigação de crimes e oferece assistência a vítimas de violência;
  • Enfermagem geral: atua no comando de equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem;
  • Enfermagem de emergência: atua em emergências ou urgências;
  • Enfermagem geriátrica: atende a idosos em domicílios, asilos, clínicas ou hospitais;
  • Enfermagem obstétrica: atende a pacientes lactantes ou gestantes, tanto durante o parto quanto no acompanhamento de pós-parto;
  • Enfermagem de resgate: atua em equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou calamidades públicas;
  • Enfermagem do trabalho: realiza atendimento ambulatorial em empresas e ainda acompanha programas de prevenção a saúde dos funcionários;
  • Enfermagem em Estomaterapia: cuida de pacientes com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anais e urinária;
  • Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica: oferece assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos que precisam de cuidados clínicos, intervencionistas e intensivos;
  • Enfermagem em Saúde da Família: atua diretamente com a comunidade;
  • Enfermagem em Nefrologia: atende a pacientes com doenças renais;
  • Enfermagem Oncológica: atende a pacientes em tratamento de câncer;
  • Gestão de Saúde, Acreditação e Auditoria: atua como gestor e auditor interno e externo do Sistema Único de Saúde

Fonte: Portal Pebmed 2021

Matriz Curricular

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Critérios de Avaliação

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A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem é compreendida neste PPC como companheira do percurso formativo, tendo em vista a materialização do perfil do egresso em Enfermagem. Tem relação direta com o processo de ensino e aprendizagem, segundo Sanmartí (2009, p. 17) quando afirma: “Diga-me o que e como você avalia e lhe direi o que como ensina (e o que e como seus alunos aprendem). ” (SANMARTÍ, 2009, p. 17).

A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem dar-se-ão por meio de dois processos básicos: diagnóstico e tomada de decisão, incluídos nesses o uso de variados instrumentos, os quais deverão viabilizar o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes).

Processos básicos e instrumentos diversificados contribuirão para a progressiva autonomia do estudante à medida que ele fará seu automonitoramento (autoavaliação), experimentará práticas de co-avaliação entre seus pares, dará e receberá o feedback dos professores (hetero-avaliação). Configurar-se-á, nesse sentido, em um ato dialógico com base em evidências.

O ato avaliativo será explicitado desde o momento inicial em que o professor estiver elaborando seu plano semestral de ensino, observando as competências a serem corporificadas. Será discutido e ajustado com envolvimento dos estudantes

(processo colaborativo), observando-se a natureza das aprendizagens pretendidas e a eleição de critérios (indicadores) que norteiem todo o percurso avaliativo.

Regimentalmente, os estudantes serão considerados aprovados e em condição de avanço no curso mediante efetivação de matrícula, cumprimento ao percentual de frequência (mínimo de 75%) e o alcance da nota 7,0 (sete) nos módulos cursados. As notas serão graduadas de zero a dez pontos, permitindo-se o fracionamento decimal do inteiro, segundo a natureza de cada módulo.
A composição da nota será assim materializada:

MÓDULOS SEMESTRAIS

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MÓDULOS SEMESTRAIS

ATIVIDADE

VALOR

CONFIGURAÇÃO

FUNÇÃO

CONSIDERAÇÕES

Testes teóricos e práticos

ECOE (a partir do 3 semestre)

Aulas práticas em diversos cenários

6,0 pontos

Individual Escrito

Somativa

Serão realizados minimamente dois testes por componente curricular

Portfólio

4,0 pontos

Individual

Coletivo

Oral

Escrito

Digital

Imagético

Diagnóstica

Formativa

Somativa

O portfólio será composto diversas atividades realizadas durante o semestre, contendo produções dos módulos, a partir de orientações específicas.

A composição será:
1,0 ponto – expectativas e plano de aprendizagem
4,0 pontos – produções diversas cotidianas
1,0 ponto – autoavaliação + análise reflexiva + considerações finais

MÓDULOS VIVÊNCIAS INTEGRADORAS

ATIVIDADE

VALOR

CONFIGURAÇÃO

FUNÇÃO

CONSIDERAÇÕES

Desenvolvimento de projeto

10,0 pontos

Coletivo

Oral

Escrito

Imagético

Digital

Diagnóstica

Formativa

Somativa

A composição será:

2,0 pontos – planejamento

2,0 pontos – execução

1,0 ponto –  apresentação/defesa

3,0 pontos – produtos

1,0 autoavaliação

1,0 acompanhamento do percurso

Grupos de 6 estudantes

MÓDULOS ESTÁGIO CURRICULAR

ATIVIDADE

VALOR

CONFIGURAÇÃO

FUNÇÃO

CONSIDERAÇÕES

Estágio Curricular Supervisionado

10,0 pontos

Coletivo

Oral

Escrito

Imagético

Digital

Diagnóstica

Formativa

Somativa

A composição será:

1,0 ponto – autoavaliação

4,0 pontos – heteroavaliação

3,0 pontos – relatório final/Plano Estratégico Situacional (PES)

2,0 pontos – seminários/estudos de caso

Coordenação do Curso

Anaque

ANAQUE DE OLIVEIRA PIRES
Coordenador do Curso Bacharel em Enfermagem

Corpo Docente

Maiza Abreu de Oliveira Pires – Especialista (Currículo Lattes)

Anaque de Oliveira Pires -Mestrado (Currículo Lattes)

Débora Batista de Oliveira – Mestrado (Currículo Lattes)

Camila Pâmela Santos de Almeida – Mestrado (Currículo Lattes)

Eládia Vieira Duarte – Mestrado (Currículo Lattes)

Fernanda Cristina Figueira Teixeira – Doutorado (Currículo Lattes)

Jozy Anne Castro – Mestrado (Currículo Lattes)

Liliane Cardozo Nascimento – Especialista (Currículo Lattes)

Weverton de Paula Castro – Mestrado (Currículo Lattes)

Zultonney Flavio Sampaio Velasco – Mestrado (Currículo Lattes)

Marta Cleonice Cordeiro de Assunção – Especialista (Currículo Lattes)

Laboratórios

Os laboratórios didáticos do Curso de Enfermagem da FAAMA são usados para a realização de aulas práticas, bem como para subsidiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. O curso de Enfermagem da FAAMA dispõe dos seguintes laboratórios: Bases Morfofuncionais I, Bases Morfofuncionais II, Bases Morfofuncionais III e o laboratório de Habilidades em Enfermagem. 

Os laboratórios possuem amplo espaço físico, são totalmente climatizados e estão equipados com o necessário para o bom desenvolvimento das atividades relacionadas às aulas práticas e pesquisas a serem desenvolvidas por docentes e discentes do curso. As atualizações são realizadas, quando se fazem necessárias, bem como a manutenção preventiva e corretiva. 

Os Laboratórios de Bases Morfofuncionais I e II estão organizados em dois ambientes independentes, sendo que cada um possui capacidade para 30 alunos. Possuem uma estrutura que atende às novas tendências de educação nos cursos da área da saúde, servindo de local para a aquisição do conhecimento diferenciado das ciências morfológicas, mediante a aplicação de novas metodologias de ensino-aprendizagem, aprimorando a formação básica do acadêmico e permitindo uma visão integrada dos diferentes aspectos celulares e moleculares das ciências da vida. 

O Laboratório de Bases Morfofuncionais III dispõe de modelos anatômicos: esqueletos, modelo muscular masculino e feminino, troncos masculino e feminino, aparelho reprodutor masculino e feminino, membro superior e inferior musculado, coluna vertebral, coração, sistema vascular, etc. Além de todo mobiliário necessário ao funcionamento. Para realização das aulas práticas, além dos modelos anatômicos citados, o laboratório possui a mesa anatômica virtual Atrix com Vh Dissector touch, composta por uma plataforma interativa que fornece ferramentas para potencializar a aprendizagem nas aulas, facilitando o ensino e aprendizagem do corpo humano através do estudo da estrutura anatômica de cada órgão e seu funcionamento, realizar a análise de casos reais com imagens, com vistas ao estudo modular e integrado proposto no arranjo curricular do curso. 

Além disso, os alunos e docentes dispõe do Laboratório de Habilidades em Enfermagem, no qual, podem interagir, aplicando a Simulação Realística, metodologia de ensino ativa e inovadora. São utilizados simuladores de última geração, que permitem a realização de simulação de procedimentos de Enfermagem. Os docentes podem orientar os estudantes durante as práticas, tornando-as mais seguras e efetivas, oportunizando aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para sua futura atuação profissional.

Laboratório de Bases Morfofuncionais I

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas químicas, bioquímicas, físico-químicas, exames de laboratório em geral. Com uma ótima estrutura e com equipamentos de última geração, alguns deles são:

Estufa cultural e bacteriológica
Cabine de segurança biológica classe II
Espectrofotômetro luz visível 325-1000NM
Analisador bioquímico semiautomático
Autoclave de 21 L
Microscópio optico-bioptika
Deionizador básico- 1001-h
Capela de exaustão de gases

Laboratório de Bases Morfofuncionais II

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas histológicas, onde o aluno irá observar, aprender os diversos tipos de tecidos do corpo e identificar esses tecidos em lâmina histológicas já preparadas e também fabricar sua própria lâmina para fazer a observação durante as aulas. O laboratório de Bases Morfofuncionais II dispõe dos seguintes itens:

Microscópio optico-bioptika – 30 unidades
Microscópio optico adp tv -bioptika – 1 unidade
RH-80 Histology-box with 80 pçs – 3 unidades
TV LG 75″ smart – 1 unidade
Cadeia DNA – 1 unidade

Laboratório de Bases Morfofuncionais III

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas anatômicas, onde se aprende sobre cada parte do corpo com auxílio de peças anatômicas, desde o sistema nervoso, estrutura óssea, muscular, etc. O laboratório também conta com a Mesa Atrix, uma TV de última geração toda digital que possui todos os programas sobre estruturas anatômicas para ajudar o aluno a entender melhor as aulas teóricas. O laboratório de Bases Morfofuncionais II dispõe dos seguintes itens:

TV Matrix – 1 unidade
Modelo Pulmão anatômico “Bom” – 1 unidade
Modelo Coluna Vertebral Humana – 1 unidade
Modelo Esqueleto – 1 unidade
Ossos dos membros superior e inferior – 1 unidade
Modelo Cérebro – 1 unidade
Modelo Pélvis Masculina – 1 unidade
Modelo Mão sistema ósseo – 1 unidade

Laboratório de Habilidades em Enfermagem

Laboratório voltado para a área de pesquisa e experimentos em práticas hospitalares, onde o aluno tem a oportunidade de aprender a viver a experiência de um hospital real, com aulas práticas que abrangem desde os primeiros socorros a partos e infartos. Todos esses procedimentos são realizados em bonecos de simulação real, com uma tecnologia super avançada em dois dos bonecos “Ares e Sofia”, a FAAMA trouxe o melhor produto oferecido pelo mercado para o laboratório.
Todo o Laboratório de Habilidadesem Enfermagem dispõem dos seguintes itens:

Macas – 1 unidade
Cadeira de rodas – 1 unidade
Bonecos simulação Ares – 1 unidade
Bonecas de simulação Sofia – 1 unidade
Cadeiras Acompanhantes – 1 unidade

Biblioteca

A Biblioteca da FAAMA é um espaço educacional, que promove acesso à informação, cultura e extensão universitária por meio de seus serviços básicos (Atendimento, Orientação à Pesquisa, Serviços de Empréstimo, Reserva, Renovação) dos materiais didáticos dos cursos de graduação (bibliografia básica e complementar) estejam eles em suporte físico ou virtual. Além disso, a Biblioteca também oferece aos alunos, extensão universitária por meio de diversas ações (Projetos, Eventos, Mini Cursos, Oficinas e Workshops) que proporcionam em períodos específicos, certificação e horas complementares.
O espaço físico da biblioteca possui uma área total de 374,00 m² que estão distribuídos em Hall de Entrada, Atendimento ao Público, Salas de Estudo em Grupo e Individual, Salão de Circulação, Área de Acervo, Salas de Trabalho (Processo Técnico e Sala do Bibliotecário), Laboratório de Informática e Depósito de Materiais.

O Acesso à Biblioteca é feito de maneira presencial e virtual. Após o cadastro, o aluno tem direito aos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca. Através do site biblioteca.faama.edu.br ou do APP Sophia Biblioteca, o aluno poderá conectar-se, renovando, reservando e pesquisando materiais da Biblioteca, além de acessar as bases de dados virtuais: EBSCO Host (ATLA Religion e Academic), Pearson e Minha Biblioteca.

A Biblioteca possui hoje, vinte mil itens em acervo físico cadastrados em sistema de automação de Biblioteca e 25 mil itens em acervo virtual somando todas as bases, além de periódicos acadêmicos virtuais em todas as áreas das graduações oferecidas pela FAAMA.

Infra-estrutura

Relatório Descritivo

Atualmente os recursos informáticos estão disponíveis em todos os ambientes, desde as salas de aula até os locais de lazer. Passando pelos diversos laboratórios de aulas práticas e ambientes de interação dos discentes e docentes.
Todas as salas de aulas estão equipadas com TVs de 75 polegadas e/ou projetores para dinamizar e enriquecer as aulas.
É disponibilizado também uma sala com 30 modernos computadores que podem ser utilizados para pesquisas ou aulas ministradas/conduzidas por professores, com possibilidade de controle total dos computadores pelo professor através de seu computador.
A internet é disponibilizada livremente para todos os alunos, professores, funcionários e/ou visitantes sem a necessidade de autenticação, o que torna o acesso mais simples para todos que usam seus dispositivos próprios.

Política de Acessos aos Serviços de Informática

A rede é segmentada a fim de melhorar a fluidez e evitar acessos indevidos a documentos e/ou dados reservados. Nosso firewall é configurado para evitar acessos à páginas com conteúdo inadequado ao ambiente acadêmico ou que representem perigo aos usuários que podem inadvertidamente ter seu dispositivo “contaminado” com malware.
Temos à nossa disposição um sistema de Firewall redundante e também links de internet redundantes com balanceamento de carga para aumentar a performance. Ambos, firewall e links, estão configurados para troca automática em caso de parada de qualquer um deles, o que nos dá característica de “alta disponibilidade” no uso do serviço.

Convênios

Rede Educacional Adventista na União Norte Brasileira – Missão Pará Amapá (MPA);
Rede Educacional Adventista na União Norte Brasileira – Associação Norte do Pará (ANPA);
Prefeitura Municipal de Benevides;
Hospital Adventista de Belém (HAB).

Autorizações

 Autorização – Portaria MEC No – 162, DE 05/06/2020, DOU 08/06/2020

Projeto Pedagógico

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