SECRETARIA ACADÊMICA

A matrícula, ato formal de ingresso no curso de vinculação à FAAMA, realiza-se na secretaria nos prazos estabelecidos no calendário acadêmico, devendo ser efetuada mediante documentação autenticada, conforme código civil Lei n° 10.406/2002. Os documentos solicitados são os seguintes:

• Certidão de Nascimento ou Casamento;

• Carteira de Identidade;

• CPF;

• Título Eleitoral;

• Quitação Eleitoral (pode ser retirada no site tse.jus.br);

• Reservista Militar (Homens);

• Histórico do Ensino Médio ou Equivalente;

• Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente;

• 01 Foto 3x4.

A Matrícula é renovada a cada semestre letivo, em período estabelecido no calendário da FAAMA, mediante a efetiva quitação do semestre anterior e o pagamento da primeira parcela do semestre posterior.

PORTUGUÊS

Cancelamento de Matrícula

É o desligamento definitivo do aluno, com encerramento total dos vínculos didáticos com a FAAMA. O cancelamento poderá ocorrer caso o aluno não compareça a faculdade nos próximos trinta dias (30) dias letivos, após a matrícula inicial, ou mesmo não matricular-se na data estabelecida pela secretaria acadêmica.

Aproveitamento de Estudos

De acordo com o Regimento Institucional, artigo 110, será admitido o aproveitamento de estudos realizados com aprovação, em disciplinas cursadas anteriormente em outras instituições [...]. No pedido de aproveitamento de estudos o aluno preencherá um requerimento solicitando, junto à coordenação, a análise da(s) disciplina(s) cursada(s) para possíveis deferimentos. Juntamente com o requerimento, anexar o histórico escolar e os conteúdos programáticos das unidades de estudos a aproveitar. Deverá haver compatibilidade de carga horária e conteúdo programático, sendo-lhes atribuídos créditos, notas e conceitos correspondentes, alcançados na instituição de origem.

Frequência

A frequência às aulas e demais atividades acadêmicas é permitida apenas aos alunos matriculados e é obrigatória, salvo nos programas de educação à distância, vedado o abono de faltas. É reprovado o aluno que não tenha alcançado a frequência mínima de setenta e cinco por cento (75%) das aulas e demais atividades programadas. Regimento Institucional, art. 120 e 121.

Segunda Chamada

A segunda chamada será concedida para as provas escritas de verificação de aproveitamento, desde que requerida em até três dias úteis, uma vez justificada a ausência, com comprovação do motivo legado e mediante pagamento da taxa estipulada para este fim.

Estágio Supervisionado Curricular

Os Estágios Supervisionados são atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao aluno, através da participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo desenvolvidas na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação da FAAMA e previstos na estrutura curricular de cada curso. É obrigatória a integralização da carga horária total do estágio supervisionado prevista no currículo do respectivo curso, nela se podendo incluir as atividades destinadas ao planejamento, orientação e avaliação, conforme descrito no Regimento Institucional.

Trancamento de Matrícula

O aluno solicitará junto à secretaria o trancamento de matrícula que será concedida ao mesmo que cumpriu os prazos regulamentares, mantendo-se a vinculação do mesmo por um período de 02 (dois) anos e o seu direito de renovação de matrícula dentro deste prazo estabelecido pelo Regimento. O aluno que solicitar o trancamento de matrícula assume total responsabilidade pelas adaptações a que terá que submeter-se, inclusive de prorrogação do curso em decorrência de possíveis alterações curriculares por ocasião de seu afastamento, segundo Regimento Institucional, artigo 105.

Transferência

O requerimento de matrícula por transferência é instruído com documentação conforme o Regimento Institucional, além do histórico escolar do curso de origem, programas e cargas horárias das disciplinas nele cursadas com aprovação, e documento pertinente nos termos da legislação, expedido pela instituição de origem devidamente autenticada. A matrícula do aluno transferido só poderá ser efetivada após prévia consulta, direta e escrita, da FAAMA à instituição de origem, que responderá, igualmente por escrito, atestando a regularidade ou não da condição do postulante a ingresso. Regimento Institucional, artigo 106.

Avaliação do Desenvolvimento Acadêmico

A avaliação do desempenho acadêmico é feita por disciplina, é parte integrante do processo de ensino e guarda íntima relação com a natureza da disciplina. O aproveitamento acadêmico é aferido através do acompanhamento diagnóstico e contínuo do aluno nas atividades realizadas ao longo do período letivo e dos resultados por ele obtidos nos exercícios acadêmicos. Haverá em cada período letivo, no mínimo, duas verificações de aproveitamento.

Atividades Complementares

As atividades complementares incluem aspectos adicionais de perfil, habilidades, competências e conteúdos profissional e interdisciplinar, sob forma de conhecimentos adquiridos pelo discente, através de programas de extensão e iniciação científica, monitorias e estágios extracurriculares, palestras e visitas técnicas, eventos científicos, estudos complementares e cursos realizados em áreas afins, tendo por objetivo à garantia da flexibilidade individual dos currículos, observadas as diretrizes nacionais do respectivo curso (Regimento Institucional, art. 130).

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é exigido ao constar no currículo dos cursos, observadas as diretrizes curriculares nacionais do respectivo curso, possui regulamento próprio registrado no Projeto Pedagógico do Curso de seus respectivos cursos.

Perguntas Frequentes

Posso ser reprovado por falta, mesmo tendo sido aprovado por média?

R: Sim. Segundo a Lei 9394/96, no artigo 47, parágrafo 3o, e no artigo 129, do Regimento Institucional, é obrigatória a frequência mínima de 75%. É reprovado o aluno que não tenha alcançado a freqüência mínima de 75% das aulas e demais atividades programadas ou as médias exigidas no período.

 

O professor pode abonar falta?

R: Não. Não existe abono de faltas, pois abonar faltas significa dizer que o aluno esteve presente à aula, e se o professor confirmar este ato ele estará cometendo um crime. O previsto na Lei no 1.044/69 e na Lei 6.202/75, o lícito, é a justificativa da falta.

 

Qual a média que tenho que alcançar para não ser reprovado?

R: De acordo com o artigo 119 do Regimento Institucional, o aluno que obtiver média final igual ou superior a sete (7,0), será aprovado.

 

Caso eu não consiga a média nas duas avaliações ficando para exame final, qual será o processo?

R: O aluno que obtiver nota inferior a sete (7,0) na média das duas verificações de aproveitamento, ao final do período letivo, será, obrigatoriamente, submetido a exame final, devendo então para aprovação obter média final de aproveitamento não inferior a cinco (5,0).

 

Se eu não renovar a matrícula, o que acontecerá?

R: A falta de matrícula implica no abandono de curso. Uma vez abandonado o curso, o aluno perderá total vínculo com a faculdade. Caso haja interesse em retornar, deverá ser submetido ao processo seletivo, segundo menciona a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de no 9394/96, artigo 44, inciso 2o.

 

Caso eu precise cessar o curso por algum tempo e não quiser perder o vínculo, como devo agir?

R: O aluno solicitará junto à secretaria o trancamento de matrícula que será concedida ao mesmo que cumpriu os prazos regulamentares, mantendo-se a vinculação do mesmo por um período de 02 (dois) anos e o seu direito de renovação de matrícula dentro deste prazo estabelecido pelo Regimento.

 

Como fazer uma transferência de curso para outra instituição?

R: A FAAMA somente concede transferência aos alunos devidamente matriculados, mediante a apresentação da declaração de vaga emitida pelo estabelecimento de destino. Não será concedida transferência a aluno que se encontre respondendo a processo disciplinar ou penalidade disciplinar. Regimento Institucional, artigo 107.

Rodovia Augusto Meira Filho - Km 01, Paricatuba, Benevides - PA

CEP: 68795-000 / CP. 063, Fone: (91) 3724 - 9500

Copyright © 2016 FAAMA - Faculdade Adventista da Amazônia. Desenvolvido por Nucom - Núcleo de Comunicação da FAAMA