Matricule-se Já!

Started on 1 de January de 1970

MODALIDADE

Integral

DURAÇÃO

04 anos

MENSALIDADE

R$1.145,00

TAXA DE EVENTOS

———-

FORMAÇÃO

Bacharelado

AVALIAÇÃO MEC

Nota 05

Descrição

O Bacharelado em Teologia no SALT-FAAMA é um curso desenvolvido com a perspectiva de formação integral de alunos capacitados para o ministério pastoral, em suas diferentes frentes, a partir de uma perspectiva bíblico-teológica. 

Centrado e baseado na revelação bíblica, o estudo da teologia neste curso dialoga com diferentes áreas do conhecimento, integrando teoria e prática ao longo do processo formativo. 

O curso é autorizado pelo MEC com nota 5 (máxima) e acreditado pela AAA (Accrediting Association of Seventh-day Adventist Schools, Colleges, and Universities). O SALT-FAAMA é filiado à ASTE (Associação de Seminários Teológicos Evangélicos). Tais reconhecimentos e credenciamentos possibilitam aos estudantes uma formação de qualidade reconhecida em diferentes instâncias e que lhe permite atuar como missionários, especialmente no contexto amazônico. Aliás, é nesta região que os estudantes realizam semanalmente práticas pastorais, atividades de extensão junto à comunidade, além dos estágios extracurriculares e curriculares.

[wgl_spacing spacer_size=”30px”]

Área de Atuação

Os egressos do curso de Bacharelado em Teologia na FAAMA poderão atuar, entre outras, nas seguintes áreas de atuação: 

  1. Prática pastoral: incluindo a atuação como pastores ou ministros de confissão religiosa; evangelistas; instrutores bíblicos; capelães em instituições educacionais, de saúde, militares, penais ou outras; administradores eclesiásticos e atividades conexas;
  2. Assessoria teológica: incluindo prática do ensino teológico; consultoria na área de conhecimentos bíblicos, religiosos e teológicos; aconselhamento espiritual e atividades conexas;
  3. Produção e pesquisa teológica: autoria e revisão de materiais teológicos e religiosos para publicação; participação e auxílio em grupos de pesquisa na área da teologia e da religião e atividades conexas. 

Matriz Curricular

 Clique aqui e faça o download da Matriz Curricular

Critérios de Avaliação

  • O sistema de avaliação do ensino e da aprendizagem é compreendido na FAAMA como parte integrante do processo de formação do futuro profissional, de modo a oportunizar aos estudantes o acesso a todos os níveis do saber e o direito à educação. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem compõe um conjunto de procedimentos dentro do processo educativo e reflete a busca dos objetivos gerais e específicos propostos apoiados no Projeto Pedagógico Institucional e no Regimento Institucional (FAAMA, 2021d), que tem como base o fazer qualitativo em educação.A diversificação de métodos avaliativos é incentivada, flexibilizando- se aos docentes a escolha de diferentes formas e tipos de avaliação conforme a natureza e o nível de profundidade de cada componente curricular.

Coordenação do Curso

012

CARLOS FLÁVIO TEIXEIRA
Coordenador do Curso Bacharelado em Teologia

Corpo Docente

Antônio Gonçalves Pires – Doutorado (Currículo Lattes)
Carlos Flávio Teixeira – Doutorado (Currículo Lattes)
Clodoaldo Tavares dos Santos – Mestrado (Currículo Lattes)
Eládia Vieira Duarte – Mestrado (Currículo Lattes)
Ezinaldo Ubirajara Pereira – Mestrado (Currículo Lattes)
Fernanda Cristina Figueira Teixeira – Doutorado (Currículo Lattes)
Héber Monteiro da Cruz – Mestrado (Currículo Lattes)
Jean Carlos Zukowski – Doutorado (Currículo Lattes)
Karla Adriane Corrêa Oliveira – Doutorado (Currículo Lattes)
Rejane Célia de Souza Godinho – Mestrado (Currículo Lattes)
Weverton de Paula Castro – Mestrado (Currículo Lattes)

Biblioteca

A Biblioteca da FAAMA é um espaço educacional, que promove acesso à informação, cultura e extensão universitária por meio de seus serviços básicos (Atendimento, Orientação à Pesquisa, Serviços de Empréstimo, Reserva, Renovação) dos materiais didáticos dos cursos de graduação (bibliografia básica e complementar) estejam eles em suporte físico ou virtual. Além disso, a Biblioteca também oferece aos alunos, extensão universitária por meio de diversas ações (Projetos, Eventos, Mini Cursos, Oficinas e Workshops) que proporcionam em períodos específicos, certificação e horas complementares.
O espaço físico da biblioteca possui uma área total de 374,00 m² que estão distribuídos em Hall de Entrada, Atendimento ao Público, Salas de Estudo em Grupo e Individual, Salão de Circulação, Área de Acervo, Salas de Trabalho (Processo Técnico e Sala do Bibliotecário), Laboratório de Informática e Depósito de Materiais.

O Acesso à Biblioteca é feito de maneira presencial e virtual. Após o cadastro, o aluno tem direito aos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca. Através do site biblioteca.faama.edu.br ou do APP Sophia Biblioteca, o aluno poderá conectar-se, renovando, reservando e pesquisando materiais da Biblioteca, além de acessar as bases de dados virtuais: EBSCO Host (ATLA Religion e Academic), Pearson e Minha Biblioteca.

A Biblioteca possui hoje, vinte mil itens em acervo físico cadastrados em sistema de automação de Biblioteca e 25 mil itens em acervo virtual somando todas as bases, além de periódicos acadêmicos virtuais em todas as áreas das graduações oferecidas pela FAAMA.

Infra-estrutura

Relatório Descritivo

Atualmente os recursos informáticos estão disponíveis em todos os ambientes, desde as salas de aula até os locais de lazer. Passando pelos diversos laboratórios de aulas práticas e ambientes de interação dos discentes e docentes.
Todas as salas de aulas estão equipadas com TVs de 75 polegadas e/ou projetores para dinamizar e enriquecer as aulas.
É disponibilizado também uma sala com 30 modernos computadores que podem ser utilizados para pesquisas ou aulas ministradas/conduzidas por professores, com possibilidade de controle total dos computadores pelo professor através de seu computador.
A internet é disponibilizada livremente para todos os alunos, professores, funcionários e/ou visitantes sem a necessidade de autenticação, o que torna o acesso mais simples para todos que usam seus dispositivos próprios.

Política de Acessos aos Serviços de Informática

A rede é segmentada a fim de melhorar a fluidez e evitar acessos indevidos a documentos e/ou dados reservados. Nosso firewall é configurado para evitar acessos à páginas com conteúdo inadequado ao ambiente acadêmico ou que representem perigo aos usuários que podem inadvertidamente ter seu dispositivo “contaminado” com malware.
Temos à nossa disposição um sistema de Firewall redundante e também links de internet redundantes com balanceamento de carga para aumentar a performance. Ambos, firewall e links, estão configurados para troca automática em caso de parada de qualquer um deles, o que nos dá característica de “alta disponibilidade” no uso do serviço.

Áreas Práticas

Como parte da formação prática dos alunos de Teologia, o SALT-FAAMA promove diferentes atividades curriculares, co-curriculares e extra-curriculares ao longo do desenvolvimento do curso de Bacharelado em Teologia. Entre estas atividades, destacam-se as ações de extensão junto à comunidade e os estágios. 

Para a viabilização de projetos desta natureza, são formalizadas parcerias e convênios com outras instituições, conforme a necessidade e a natureza de cada projeto. No SALT-FAAMA, atualmente, temos parcerias com instituições religiosas para a realização de Práticas Pastorais, atividades de extensão e estágios curriculares, além de instituições educacionais e de saúde que oportunizam aos nossos estudantes a realização de estágios extra-curriculares nas áreas de capelania escolar e de capelania hospitalar.

Estas atividades ocorrem especialmente no entorno da Faculdade Adventista da Amazônia, abrangendo municípios como Benevides, Marituba, Ananindeua, Belém, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara, podendo conforme projetos e convênios específicos incluir outras localidades nacionais e estrangeiras em atividades de estágio durante o 6º período do curso. 

São instituições atualmente conveniadas: 

UNIÃO NORTE BRASILEIRA DA IASD

O principal convênio que o SALT-FAAMA possui com esta instituição é o que permite a realização dos estágios curriculares de evangelismo, no 6º período do curso.

UNIÃO NOROESTE BRASILEIRA DA IASD

O principal convênio que o SALT-FAAMA possui com esta instituição é o que permite a realização dos estágios curriculares de evangelismo, no 6º período do curso.

ASSOCIAÇÃO NORTE DO PARÁ DA IASD

O SALT-FAAMA possui atualmente dois convênios com esta instituição: o que viabiliza a realização das práticas pastorais, de atividades de extensão curricularizada (1º ao 5º períodos) e dos estágios curriculares do 7º e 8º períodos do curso, e um específico relacionado à realização dos estágios curriculares de evangelismo, no 6º período do curso.

MISSÃO PARÁ-AMAPÁ DA IASD

O SALT-FAAMA possui atualmente dois convênios com esta instituição: o que viabiliza a realização das práticas pastorais, de atividades de extensão curricularizada (1º ao 5º períodos) e dos estágios curriculares do 7º e 8º períodos do curso, e um específico relacionado à realização dos estágios curriculares de evangelismo, no 6º período do curso.

HOSPITAL ADVENTISTA DE BELÉM

A relação entre o SALT-FAAMA e o Hospital Adventista de Belém existe deste a fundação da FAAMA. Além dos vínculos históricos e denominacionais existentes entre as duas instituições, e da parceria informal que permite o intercâmbio profissional entre elas, as duas instituições também possuem convênios para a realização de estágios extracurriculares na área de capelania hospitalar.

SERVIÇO VOLUNTÁRIO ADVENTISTA

Através do Núcleo de Missões, o SALT-FAAMA mantém uma parceria institucional com o Serviço Voluntário Adventista. Através deste parceiro, os alunos de Teologia são estimulados ao voluntariado, em especial no âmbito missionário, podendo desenvolver atividades de curto, de médio e de longo prazo, em diferentes localidades no Brasil e em território estrangeiro.

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA

Em processo de atualização, esta parceria permite que os alunos de Teologia desenvolvam projetos e estágios na área de capelania escolar nas várias unidades de educação básica da rede adventista na região metropolitana de Belém.

Autorizações

 Autorização – Portaria MEC No – 162, DE 05/06/2020, DOU 08/06/2020

Projeto Pedagógico

 Clique aqui e faça o download do Projeto Pedagógico do Curso