Matricule-se Já!

Started on 1 de January de 1970


MODALIDADE

Presencial

DURAÇÃO

04 anos

MENSALIDADE

R$290,00

TAXA DE EVENTOS

R$350,00

FORMAÇÃO

Licenciatura

AVALIAÇÃO MEC

Nota 05

Descrição

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Adventista da Amazônia – FAAMA tem como ênfase a formação inicial de profissionais em educação para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão de Processos Educativos na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Neste sentido, o curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo a docência, elemento central, a qual constitui a identidade do Projeto Pedagógico do Curso, tendo como base a sua realização e aperfeiçoamento nos diversos processos formativos que ocorrem tanto nos espaços escolares, como nos espaços não escolares.

Para a formação do licenciado em Pedagogia, a organização curricular está estruturada de modo a possibilitar aos acadêmicos o entendimento da docência como sendo a base que fundamenta toda a ação educativa nos espaços escolares e não escolares; o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; o conhecimento da pesquisa e da aplicação da mesma nos processos educacionais; a participação na gestão e na organização dos sistemas de ensino e; a compreensão do papel do educador na participação de projetos educativos em espaços não escolares.

Área de Atuação

O pedagogo gosta de ensinar e tem uma habilidade especial para isso. O cuidado especial com as crianças e com a orientação pelo caminho das letras e da alfabetização é um exemplo. Mas, não é o único. Existem várias outras áreas de atuação do pedagogo fora da escola. Veremos no post de hoje quais são: 

  • Gestão escolar
  • Edição de livros didáticos
  • Organizações Não Governamentais (ONGs)
  • Pedagogia empresarial
  • Pedagogia hospitalar
  • Orientação educacional
  • Supervisão nas escolas
  • Novas tecnologias na educação
  • Psicopedagogia
  • Carreira acadêmica

Fonte: Portal AMPLI 2022

Matriz Curricular

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Critérios de Avaliação

AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

O sistema de avaliação do ensino e da aprendizagem será compreendido como parte integrante do processo de formação do futuro profissional de modo a oportunizar aos estudantes o acesso a todos os níveis do saber e o direito à educação. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem comporá um conjunto de procedimentos dentro do processo educativo e deverá refletir, em todos os aspectos, a busca dos objetivos gerais e específicos propostos apoiados no projeto pedagógico institucional e no regimento institucional, que tem como base o fazer qualitativo em educação.

NORMAS REGIMENTAIS

  • O aproveitamento acadêmico é aferido através do acompanhamento diagnóstico e contínuo do aluno nas atividades realizadas ao longo do período letivo e dos resultados por ele obtidos nos exercícios acadêmicos e avaliações escritas.
    O docente fará constar no Plano de Ensino os exercícios sob a forma de verificação de aproveitamento, demais trabalhos e atividades que lhe permitirão julgar os resultados, em conformidade com as orientações e normas da FAAMA.
  • As particularidades das avaliações serão fixadas pela Coordenação do Curso dentro dos limites previstos pelos regulamentos da Instituição e da legislação em vigor.
    A avaliação do desempenho acadêmico é feita por disciplina, é parte integrante do processo de ensino e guarda íntima relação com a natureza da disciplina.
  • Haverá em cada período letivo, no mínimo, duas verificações de aproveitamento. A data da primeira verificação de aproveitamento ficará a critério do docente, desde que a mesma esteja definida no plano de ensino. A data da segunda verificação de aproveitamento será fixada pela direção acadêmica ao término de cada semestre, sendo esta divulgada no Calendário Acadêmico.
  • As notas serão graduadas de zero (0) a dez (10) pontos, permitindo-se o fracionamento decimal do inteiro em cinco décimos (0,5).
    A segunda chamada será concedida estritamente para as provas escritas de verificação de aproveitamento, exceto as avaliações semanais e relatórios de leitura, desde que requerida em até três (3) dias úteis da realização destas, uma vez justificada a ausência, com comprovação documentada do motivo alegado.
  • Será aprovado o aluno que obtiver média final semestral igual ou superior a sete (7,0) e frequência mínima obrigatória igual ou superior a setenta e cinco por cento (75%) do total de horas letivas do período.
    O aluno que obtiver nota inferior a sete (7,0) e não inferior a cinco (5,0) na média das verificações de aproveitamento ao final do período letivo, será, obrigatoriamente, submetido a Exame Final, devendo então para aprovação obter média final de aproveitamento não inferior a seis (6,0).
  • A frequência às aulas e demais atividades acadêmicas, permitida apenas aos discentes matriculados, será obrigatória, vedado o abono de faltas.
    A verificação e registro de frequência do discente serão de responsabilidade do docente, e seu controle, da secretaria.
  • O discente convocado para integrar o Conselho de Sentença em Tribunal do Júri, prestar Serviço Militar obrigatório ou Serviço da Justiça Eleitoral (Decreto-Lei n° 715/69), assim como portadores de 27 doenças infectocontagiosas (Decreto-Lei n° 1.044/69) e gestantes (Lei n° 6.0202/75), terão direito a atendimentos especiais na forma da legislação em vigor.
  • O aluno que não tenha alcançado a frequência mínima de setenta e cinco por cento (75%) das aulas e demais atividades programadas, estará reprovado, ainda que alcance resultado satisfatório por nota.
  • Aos alunos que não atingirem os requisitos mínimos de aprovação, cabe efetuar rematrícula na mesma disciplina em semestre posterior, submetendo às mesmas exigências de frequência e de aproveitamento estabelecidas pelo Regimento Interno.

Coordenação do Curso

Regina

Zultonney Flávio Sampaio Velasco.
Coordenador do Curso Licenciatura em Pedagogia

Corpo Docente

Adriana Cristina Madalena Prudêncio
Adriana Silva Carvalho da Costa – Especialista (Currículo Lattes)
Débora Batista de Oliveira – Mestre (Currículo Lattes)
Giselly de Oliveira Zahn – Doutorado (Currículo Lattes)
Karla Adriane Corrêa Oliveira – Especialista (Currículo Lattes)
Liliane Cardozo Nascimento – Mestrado (Currículo Lattes)
Lucélia dos Reis Santos Soares – Doutorado (Currículo Lattes)
Regina Lúcia Lourido dos Santos – Mestrado (Currículo Lattes)
Weverton de Paula Castro – Mestrado (Currículo Lattes)
Zultonney Flavio Sampaio Velasco – Mestrado (Currículo Lattes)

Biblioteca

A Biblioteca da FAAMA é um espaço educacional, que promove acesso à informação, cultura e extensão universitária por meio de seus serviços básicos (Atendimento, Orientação à Pesquisa, Serviços de Empréstimo, Reserva, Renovação) dos materiais didáticos dos cursos de graduação (bibliografia básica e complementar) estejam eles em suporte físico ou virtual. Além disso, a Biblioteca também oferece aos alunos, extensão universitária por meio de diversas ações (Projetos, Eventos, Mini Cursos, Oficinas e Workshops) que proporcionam em períodos específicos, certificação e horas complementares.
O espaço físico da biblioteca possui uma área total de 374,00 m² que estão distribuídos em Hall de Entrada, Atendimento ao Público, Salas de Estudo em Grupo e Individual, Salão de Circulação, Área de Acervo, Salas de Trabalho (Processo Técnico e Sala do Bibliotecário), Laboratório de Informática e Depósito de Materiais.

O Acesso à Biblioteca é feito de maneira presencial e virtual. Após o cadastro, o aluno tem direito aos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca. Através do site biblioteca.faama.edu.br ou do APP Sophia Biblioteca, o aluno poderá conectar-se, renovando, reservando e pesquisando materiais da Biblioteca, além de acessar as bases de dados virtuais: EBSCO Host (ATLA Religion e Academic), Pearson e Minha Biblioteca.

A Biblioteca possui hoje, vinte mil itens em acervo físico cadastrados em sistema de automação de Biblioteca e 25 mil itens em acervo virtual somando todas as bases, além de periódicos acadêmicos virtuais em todas as áreas das graduações oferecidas pela FAAMA.

Infra-estrutura

Relatório Descritivo

Atualmente os recursos informáticos estão disponíveis em todos os ambientes, desde as salas de aula até os locais de lazer. Passando pelos diversos laboratórios de aulas práticas e ambientes de interação dos discentes e docentes.
Todas as salas de aulas estão equipadas com TVs de 75 polegadas e/ou projetores para dinamizar e enriquecer as aulas.
É disponibilizado também uma sala com 30 modernos computadores que podem ser utilizados para pesquisas ou aulas ministradas/conduzidas por professores, com possibilidade de controle total dos computadores pelo professor através de seu computador.
A internet é disponibilizada livremente para todos os alunos, professores, funcionários e/ou visitantes sem a necessidade de autenticação, o que torna o acesso mais simples para todos que usam seus dispositivos próprios.

Política de Acessos aos Serviços de Informática

A rede é segmentada a fim de melhorar a fluidez e evitar acessos indevidos a documentos e/ou dados reservados. Nosso firewall é configurado para evitar acessos à páginas com conteúdo inadequado ao ambiente acadêmico ou que representem perigo aos usuários que podem inadvertidamente ter seu dispositivo “contaminado” com malware.
Temos à nossa disposição um sistema de Firewall redundante e também links de internet redundantes com balanceamento de carga para aumentar a performance. Ambos, firewall e links, estão configurados para troca automática em caso de parada de qualquer um deles, o que nos dá característica de “alta disponibilidade” no uso do serviço.

Convênios

Rede Educacional Adventista na União Norte Brasileira – Missão Pará Amapá (MPA);
Rede Educacional Adventista na União Norte Brasileira – Associação Norte do Pará (ANPA);
Prefeitura Municipal de Benevides;
Hospital Adventista de Belém (HAB).

Autorizações

 Autorização – Portaria MEC No – 162, DE 05/06/2020, DOU 08/06/2020

Projeto Pedagógico

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